Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Componentes de uma Página de Scrapbook

Olá Amiga
   
    Você sabe quais os elementos que compõe uma página de scrapbook? Vamos ver alguns...

    Papel de fundo ou background: é a base da página, superfície de suporte sobre a qual todos os outros elementos serão montados. Em geral é um papel de espessura mais grossa, que fica entre a gramatura da cartolina, 120g e do papel cartão, 180g, justamente para dar sustentação à página. Pode ser de cor única ou estampado, liso ou com relevo.

    Papel decorado ou patterned paper: é usado para decorar a página.

    Texto ou journaling: contém a informação que complementa a foto. Pode ser tão simples como a data, local e mais alguns detalhes ou tão completo como uma história.

    Adorno ou embellishment: são os elementos usados para enfeitar e decorar a página.

    Moldura ou mat: é o elemento que guarnece a foto.

    E ai? Ficou curiosa? Vá até a loja e podemos ver de perto estes materiais!!!
    Beijos
    Karla

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um Pouco da Origem do Scrapbook

Olá Amiga
 
    Ontem chegaram muitos materiais de scrapbooking na loja de Porto Alegre e amanhã estarão disponibilizados também em Novo Hamburgo. Alguns itens: papéis maravilhosos, com bolinhas, listrinhas e lisos, também, agora melhor dispostos em novos expositores, furadores ( hoje mesmo já foram vendidos uns quantos!! ), carimbeiras naquelas cores que nunca encontramos ( marrom, dourado e cobre ), stickers e shaker stickers, tesouras de precisão para papel, cola e adesivos dupla face, e muito mais. Confira !!!

    E como combinado, vou postar um pouquinho da história do scrapbooking para você conhecer e se apaixonar, como eu e a Ângela Nascimento, de quem transcrevo este texto.

    Segundo o dicionário Webster, a palavra scrapbook significa "um livro em branco no qual itens variados como fotografias, recortes de jornal, ilustrações e similares, são colecionados e preservados" e data de 1825.
    Guardar e registrar as coisas importantes em cadernos e livros é um hábito muito antigo. Durante o século 16 os eruditos copiavam os poemas e suas histórias favoritas, registravam fatos, desenhos, pensamentos, definições e discussões inacabadas. Criavam antologias pessoais de temas para serem lembrados e usados depois em discursos, escritos e conversas.
    Esses livros eram chamados de commonplace book, tradução do latim locus communis, que significa "um assunto ou discussão de aplicação geral". O exemplo mais antigo data de 1598, e alguns exemplares famosos pertencem a William Shakespear, Geoge Washington e Thomas Jefferson, entre 1616 e 1826.
    Mais tarde, os commonplace books passaram a ser usados também para inserir itens do cotidiano como receitas, previsões astrológicas, fórmulas de remédios, cartas, orações, provérbios e anedotas. As mulheres faziam artesanalmente os seus livros, usando folhas de papelão, papel de embrulho e papel decorado usado para forrar os armários e gavetas. Hattie Harlow, uma costureira de Boston no século 18, guardava neles amostras de pontos de tricô com as instruções.
    Em 1775, James Granger publicou o livro A História da Inglaterra, que continha algumas páginas adicionais em branco para que o leitor pudesse ilustrar. Esta idéia deu origem à publicação de outros livros no mesmo formato, que foram chamados de "grangerized". Esse livros-álbuns se transformaram em um hobby a partir de 1800: colar recortes, ilustrações e fazer desenhos entre as páginas dos livros.
    Durante o século 19, na Europa e nos Estados Unidos, havia o Álbum de Autógrafos, o Álbum da Amizade e o Álbum de Scraps.


    Álbuns de Scraps serviam para colecionar scraps, pequenos recortes e pedaços de papel. Esses scraps podiam ser de sobras dos papéis usados para embrulhar presentes e forrar guarda-louças e de papel de parede produzido na Holanda e Alemanha. Ou ainda de trade cards, que eram pequenos cartões, em geral coloridos e brilhantes, usados para promover lojas e produtos da época, como pianos, máquinas de costura, colonias, sabonetes e sapatos.
    Criar scrapbooks tornou-se uma atividade muito popular durante o século 19, especialmente entre as mulheres e as crianças. Os exemplares disponíveis desta época mostram que as pessoas faziam scrapbooks como um passatempo artístico e como uma forma de preservar cartas, fotografias e outros aspectos da história pessoal e familiar. Os álbuns também eram usados para ensinar as crianças como organizar e classificar as informações e para desenvolver o senso artistico. As capas que inicialmente eram feitas de papelão, algumas vezes encapadas com panos, foram ficando mais elaboradas contendo relevos, fechos e cadeados.
    Em 1835 a editora Hartford, de Connecticut, publicou por 2 anos uma série intitulada The Scrapbook que descrevia o hobby scrapbook como "criar um livro em branco no qual se podia gaurdar artigos de jornal e imagens para preservação".
  


    Embora o processo fotográfico tenha sido inventado no começo do século, até o final do século 19 não era muito comum colar as fotografias nas páginas. Em 1888 George Eastman lançou a câmera fotográfiica Kodak e em 1889 o rolo de filme, o que atraiu muitos fotógrafos amadores. Este fato acabou marcando o início de uma nova etapa na história do scrapbook, quando as fotos se tornam acessíveis para serem incorporadas às páginas dos álbuns.

    E ai? Gostaram do 1º capítulo? Interessante, né? Para você ver como o scrapbook é antigo!! E por aqui recém estamos começando a conhecer. E ainda temos muitos termos em inglês e é assim mesmo. Mas chegamos lá um dia. Eu, pelo menos, acredito e aposto nesta verdadeira febre que o scrap é hoje fora do país.
    Vamos juntas continuar a aprender sobre o scrapbook?

    Um beijo e até a próxima coluna.
    Karla

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bolachinhas de Natal

Olá Amiga
   
    Cruzes, amiga!!! Quanta gente no shopping!! Hoje fomos ajudar o Papai Noel e já comprar algumas lembrancinhas para o velhinho não precisar carregar tantos pacotes e, mesmo chegando logo quando abriu, lá pelo meio-dia estava lotado. Haja paciência para tantas filas na nossa vida, né?
    Aproveitando, é claro, vimos o filme Megamente. Afinal, as crianças entraram em férias ontem e como você já sabe, eu não resisto a um pacote de pipoca doce de cinema!!!
    Tudo saiu bem, no final, mas não consegui finalizar as compras. Os brinquedos, jogos e livros ( sempre dou um de cada no Natal para as meninas ) ainda não foram descobertos. Quem sabe na sexta-feira?
    E por falar em Natal, ontem à noite recebi um pedido das amigas Simone e Ligia para postar a receita das bolachinhas de Natal que fazemos, Bella e eu, todos os anos. Aquelas que a minha sogra faz e que são deliciosas, mas que nem todo mundo tem igual. Então, amigas, lá vai....

250g manteiga sem sal
500g farinha trigo peneirada
250g açúcar
2 ovos
1 colher sopa fermento Royal
1 casca limão ralado
1 pacote açúcar de baunilha

    O segredo da massa é amassar e socar bem, sem preguiça, hein !! Fazer um buraquinho no centro da farinha e acrescentar os ingredientes enquanto amassa, aos poucos, os ingredientes.
    A manteiga deve estar na temperatura ambiente ( importante !! ).
    Polvilhar farinha em uma superfície lisa e abrir a massa com o auxílio de um rolo. Polvilhe um pouco de farinha no rolo, também. A massa deve ficar bem fininha.
    Compre alguns cortadores de biscoito em formatos diferentes e corte a massa com eles. Temos coração, boneco de neve, flores e folhas, estrela, redondos, árvore, ursinho Puff e seus amigos ( presente de Natal há uns 2 anos de uma amiga querida ), entre outros. Sempre que achamos cortadores diferentes, compramos.
    Deposite as bolachinas em formas, com um pequenino espaço entre elas. A assadeira não precisa ser untada, pois as bolachas contém bastante manteiga.
    Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC. Cuidado!!! As bolachinhas assam muito rapidamente depois da 1ª assada. Mantenha sempre uma forma pronta para ser colocada no forno.
    Faça misturas de açúcar de confeiteiro e anilina para confeitos de diferentes cores e cubra as bolachinhas para enfeitá-las. Também podem ser colocados pequenos confeitinhos coloridos sobre o açúcar.
    Como as bolachinhas são bem fininhas, elas rapidamente perdem a crocância. Então, coloque-as em vidros bem fechados ou latas forradas com papel manteiga.
    E voilá!!! Suas bolachinhas de Natal estão prontas!! E se na sua casa for igual a na minha, esconda seus potes embaixo da cama ( brincadeirinha !!! ) para que durem até pelo menos a véspera de Natal.
    Ah... e não esqueça de colocá-las em pratos de madeira pintados em folk. Tenho 2 em casa e são usados todos os anos. Coisas que ficam para as folhas quando crescerem.

    Beijos e aproveitem bem suas guloseimas !!!
    Karla

   

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Scrapbooking

Olá Amiga

    O scrapbooking vem crescendo no Brasil e cada vez mais amigas estão ficando viciadas. É... sem dúvida acabamos viciadas em papéis lindinhos, em canetas fininhas e coloridas, furadores diversos, brads brilhantes e, principalmente ( no meu caso, com certeza !!! ), em caixinhas de vários tamanhos e cadernetas decoradas com muitas flores e botões !!!
    Mas fique calma, que este vício é muito positivo !!! Fazemos convites e cartões, agendas e cadernos e acrescentamos estes presentes aos feitos em patchwork. Nossas amigas, parentes e até as amigas da filhas pedem a você presentes e agradinhos, já que os produtos ficam maravilhosos e todo mundo também quer ter um personalizado.
    Olha só a minha agenda 2011. Este ano fiz um bloco de telefones novo, também.


    Bom, mas afinal, o que é scrapbooking? De tanto me perguntarem resolvi ceder e escrever alguns parágrafos sobre o assunto. Vale lembrar que nos Estados Unidos e na Europa, o Scrapbooking já está mais do que no sangue das meninas de todas as idades.

    Segundo a amiga Ângela de Assis Nascimento, pesquisadora do assunto e que hoje mora na Califórnia, precisamos pensar em alguns exemplos: álbuns de bebê com fotos e registros de quando começou a andar, do 1º dentinho e de quando falou mamãe e papai pela 1ª vez.
    Os álbuns fotográficos herdados das avós e bisavós com fotos em branco e preto pregadas com cantoneiras nas páginas separadas por papel de seda e onde as datas, locais e nomes estavam escritos à mão, com pena ou caneta tinteiro. Ou os álbuns de férias, onde estão colados os tíquetes de viagem, mapas, cartões postais, fotos, flores secas e recibos dos souvenires comprados.
    Também os diários que guardam os encontros e desencontros da vida, as resoluções, pensamentos, desenhos, cartões e bilhetes, entre outras lembranças.
    Ou ainda, uma caixa com a memorabília ( já explico !!! ), nossa coleção de recordações com objetos, anotações, cartas, mementos ( também já explico !!! ), moedas, boletins e diplomas que estão guardados pelo seu significado.
    A característica que eles têm em comum é preservar uma memória e contar uma história para ser lembrada.
    Em Português existem 3 palavras que, combinadas e com algumas adaptações, podem definir o que é scrapbook:

    Álbum: livro de folhas de cartolina, de papel forte ou material sintético próprio para colagem de figurinhas, recortes, etc., para guardar fotografias, coleções de selo, gravuras e etc.; ou livro em  branco, mais ou menos luxuoso, destinado a receber autógrafos, versos, pensamentos, desenhos, etc.

    Efemérides: diário, livro ou agenda em que se registram fatos de cada dia ou dos acontecimentos realizados no mesmo dia do ano em épocas diferentes.

    Diário: obra em que se registram, diária ou quase diariamente, acontecimentos, impressões, confissões.

    Memorabilia: coleção de objetos, livros, medalhas, etc., importantes e que merecem ser guardados pelo seu próprio significado ou por terem pertencido a pessoa notável.

    Memento: marca que serve para lembrar qualquer coisa. Papel ou caderneta onde se anotam coisas que devem ser lembradas; memorial; memorando; memória.

    É isso ai !!! Por hoje é só, Folks !!! Amanhã conversamos mais um pouquinhos sobre scrap. De onde veio? Quando começou? Aguarde o próximo capítulo !!!!

    Beijos
    Karla


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Guirlandas de Natal

Olá Amiga
    Olha só as guirlandas que estão disponíveis nas lojas.




    E esta é a decoração da vitrine da loja de NH, agora com algumas peças de decoração em cerâmica.



    Venha conferir as novas peças de Natal e acrescente um novo toque de patchwork em seu Ano Novo.
    Ah... e já temos agendas 2011 em scrapbooking também.
    Abraços.
    Karla

domingo, 12 de dezembro de 2010

Coquetel de Final de Ano

Olá Amiga

    Desculpe a sumida desta semana... todos os compromissos se concentram nesta época. Muitas apresentações das crianças, entregas de boletins, exames de rotina de final de ano, o coquetel nas lojas, os amigos e familiares de aniversário... enfim, tudo acontece ao mesmo tempo, e mesmo que tenhamos tempo, só queremos descansar !!!! Sem falar nas negociações com o Papai Noel e as compras enlouquecidas no grande tumulto dos shopping centers !!!
    Mas seguem algumas fotos do coquetel nas lojas e algumas amigas queridas.

Milena e Ângela


Eu, Milena, Simone e Dirlete

Simara e Eu

Carmem

Mª Celina e Marlene

Sirlei e Ione

Tio Pocotó, Lorena e Sirlei

Soriene, Samira, Milena, Zeli e Yara

    Estas foram só algumas das fotos. Obrigada por terem participado conosco e que possamos continuar festejando os bons acontecimentos que esperamos para o próximo ano !!!!

    E as aulas de scrapbooking continuam.... no sábado fizemos caixinhas porta-jóias decoradas com flores escabeladas. Ficaram muito lindas. Parabéns meninas !!!! Olha só as fotos.



    Amanhã as aulas continuam em NH e na quinta em POA. E vão continuar em janeiro !!!!

    Ah... e uma fantástica novidade !!!! A Adriana Sleutjes vai continuar a dar aulas no atelier de POA, às sextas-feiras, quinzenalmente, alternando com a profª Mila. Desta forma, as alunas que optarem por estas aulas, podem aprender com ambas as professoras, de estilos diferentes, mas de excelente técnica e bom gosto. Aproveite para aprimorar seu patch !!!

    À pedido das meninas de sábado, vamos continuar as aulas de sábado de manhã, em janeiro. De tarde vamos descansar, pois ninguém é de ferro, né? E se você quiser fazer alguma aula extra, lembre-se que as aulas continuarão em quase todos os horários em janeiro. Informe-se !!!

    Bom, continuando minha peregrinação de fim-de-ano, agora vou ao churrasco na caso do meu irmão, que está de aniver no próximo dia 14. Parabéns maninho querido !!! E depois tem o aniver da minha Dinda Nena, muito querida e minha 2ª mãe. Parabéns Dinda !!!!

    E para finalizar o findi, vamos ver uma comédia à noite no DVD. Melhor início de semana, impossível !!!!
    Bom domingo e até a próxima coluna.
    Karla

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Armários

Olá Amiga

    Segundo uma reportagem muito bacana da Helena Schawarski para a revista Make, é uma delícia abrir um armário arrumado, com roupas perfeitas, prontas para serem vestidas e todos os acessórios ao alcance das mãos!
    Então, em nossa última coluna sobre limpeza e arrumação, vamos reproduzir as dicas simples e eficientes para você deixar seu guarda-roupa impecável.

   

    Além de facilitar o dia-a-dia, a organização correta das peças dentro dos armários ou em prateleiras é fundamental para manter roupas e acessórios conservados.

    Roupas de Cama e Banho: devem ser guardadas em roupeiros, caixas de papelão com visor ou gavetões de TNT, de preferência localizadas nos respectivos quartos. Mantenha o lençol de baixo e as fronhas sempre dentro do lençol de cima e as toalhas de rosto dentro das de banho.

    Bolsas: ponha cada uma em um saco de TNT com visor e guarde-as em prateleiras, de preferência nas mais altas.

    Camisas: pendure em cabides individuais, mantendo os primeiros botões abotoados para que o colarinho fique sempre impecável. As que tiverem barbatana devem ser guardadas já com essas peças para economizar tempo na hora de vestir.

    Calçados: devem ser separados por cor e por tipo ( social, esportivo, tênis, chinelos, etc ) e guardados em caixas empilháveis com visores e pequenos furos para que fiquem arejados. A circulação do ar evita a proliferação de fungos e bactérias. Outra opção é utilizar saquinhos de TNT também com visores para você localizar os modelos desejados com um simples passar de olhos.

    Echarpes, Lenços e Pashminas: podem ser pendurados em cabides ou em gavetas. Em cabides, prenda-os com um pregador de roupas encapado com feltro para não escorregarem. Em gavetas, guarde-os dobrados.

    Camisetas e Malhas de Lã: empilhe de maneira padronizada, respeitando a ordem de cor, tipo de tecido e modelo. Para que as peças dobradas fiquem do mesmo tamanho, utilize um gabarito de cartolina ou de papelão, pelo menos dois centímetros menor do que o espaço onde as peças dobradas serão guardadas.

    Cintos: o lugar ideal para guardar cintos é o cinteiro que fica na porta do armário. Caso você não o tenha, guarde os cintos enrolados em uma gaveta.

    Maquiagem: utilize um nécessaire ou maletinhas usadas para guardar ferramentas e deixe no guarda-roupas. No banheiro não é indicado por haver alteração de temperatura e umidade constante, o que diminui a durabilidade dos produtos.

    Roupas Íntimas: dobre as calcinhas e cuecas em forma de envelope e gaurde-as em pé na gaveta, em fileiras organizadas por cor. Assim é possível aproveitar mnelhor o espaço, além de não bagunçar a gaveta na hora de escolher qual vestir. Uma boa opção é dividir as gavetas com colméias organizadoras feitas de madeira, ou até de papelão rígido. Sutiãs com bojo devem ser guardados abertos, um encaixado no outro para não ficarem deformados.

    Bijuterias: arrume-as em gavetas, caixas com divisórias ou em maletas utilizadas para guardar ferramentas. Embale colares, correntes e brincos em saquinhos plásticos com fecho. Outra solução é pendurar os colares em ganchos instalados na porta do armário.


    Bem legal, né? A gente se sente muito bem quando as roupas estão organizadas, bem passadas e perfumadas.
    Espero que você tenha gostado desta série de reportagens. Apesar de não ser uma delícia executar a limpeza e a organização, é com certeza, uma delícia desfrutar de ambientes limpos e bonitos.

    Um abraço.
    Karla

domingo, 5 de dezembro de 2010

Findi Muito Legal

Olá Amiga

    Dia agitado ontem. De manhã, muitos compromissos. Até faltou tempo para fazer tudo o que era preciso. De tarde, eu e as meninas fomos nos divertir ! Chegamos tarde no Bourbon Country e logo fomos comprar os ingressos para o Harry Potter. Sabe como é... ainda está meio lotado. Depois, fomos comer uma pizzaburger e uns hot dogs com queijo cheddar e milk shake de ovomaltine no Joe e Leo's. Eu recomendo !!!! A pizza tem aquela massa bem fininha que é bem difícil de encontrar.
    A sequência foi bárbara !!! Passamos umas 2 horas na Cultura, escolhendo livros e conversando com diversos amigos e amigas que encontramos por lá. Muito legal !!! Pena que a máquina fotográfica ficou sem bateria logo quando eu ia tirar uma foto das meninas com as amigas Luiza e Fernanda. Os livros interessantérrimos que eu comprei, mostro outro dia, quando a máquina estiver recuperada. Sabe como é marido, né? Levou o carregador de baterias para a loja, só Deus sabe porquê !!!! Agora só amanhã para pegar !!!
    Domingo, dia de churrasco, como sempre, hoje foi especial... singela comemoração do aniver da semana !! O único problema foi o vinho... quem mandou tomar uma taça à mais? Agora estou morrendo de dor de cabeça e não vamos poder ir ao aniver da amiga da Luisa, Maria Paula, filha da minha amiga de muitos anos, Patrícia. Já sei que ela vai me matar, mas a dor de cabeça também está de matar....  Desculpe amiga!!! Prometo um almoço para compensar!!! Mas eu não vou deixar a dor estragar o restante do findi, não !!! Vou buscar um DVD, quem sabe Sex and the City que eu ainda não vi, tomar um sorvete de creme ( melhor um chazinho, né? ), tomar um banho quentinho ( banho frio é castigo para mim !!! ) e me esbaldar no final do livro que estou lendo. Não é bom, mas bem fácil de ler: À Caça de Harry Wiston, da Lauren Weinsberger, a mesma autora de O Diabo Veste Prada. O livro não é  nem de longe bom como o mais famoso, mas depois de começado, acabar é fundamental !!!!
    Nossa, estou louca para compartilhar com você os achados da Cultura de ontem. Tem um pouco de muitas coisas de que gosto muito: biografia interessante, scrapbooking, Martha Stewart, Quilting e uma novidade para mim... jardinagem de primeira linha, com muitas dicas!!!! Chega a me dar coceira de vontade de começar!!! Lá vou eu para as ferramentas de jardim, vasinhos pintados e decorados ( por falar nisso estamos com vasinhos lindos e novos design nas lojas!!!! ), plantinhas e florzinhas da estação e o melhor de tudo.... TEMPERINHOS!!!! Não é fantástico?
    Bom, amiga, sei que estou devendo o artigo sobre guarda-roupa, mas a minha cabeça está mais para amenidades hoje... você entende, né? Além do mais, as fotos estão presas na máquina....
    Ah... não vai esquecer o coquetel de final de ano esta semana, né? Em Porto, na terça, dia 7, a partir das 18:00h e em Novo Hamburgo, na quinta, dia 9, a partir das 17:30h. Os quitutes são feitos pela minha amiga Susana, proprietária do restaurante Olé, em NH. Você tem que vir dar um beijo na Equipe e conferir as guloseimas.
    Beijos e até amanhã.
    Karla

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fim de Ano

Olá Amiga

    Nossa!!!! Eis que já estamos no final de 2010. Passou muito rápido este ano. Aliás, cada ano passa mais rápido, você não acha?
    Como este ano foi bem estressante e cansativo e ao mesmo tempo muito recompensador, com muitos paninhos lindos, novas amigas, alguns papos profundos e outros bem divertidos e sem sentido, o que nos ajudou a todas a descontrair e levar o dia-a-dia de forma mais leve e com bom humor, bons negócios, outros nem tanto assim... enfim, um ano bom no frigir dos ovos. Por isso tudo, convido você para celebrar com a nossa equipe na loja da Félix da Cunha, no dia 07 de dezembro ( próxima terça-feira ), com um coquetel de final de ano, para saborearmos uns cup cakes e bebericarmos um clericot, das 18:00 às 21:00h.
    Estou esperando por você amiga!!!!

Convite para o coquetel Karla Knorr

Nova decoração da loja de Novo Hamburgo. Pingente em cerâmica R$ 80,00

Bouquet de flores em cerâmica e tecido

Decoração da vitrine de NH esta semana

Guirlanda de Natal vendida em NH

    Bem, como estamos finalizando nossa limpeza de fim-de-ano, para que 2011 entre limpo e cheiroso, amanhã vou dar dicas de como organizar o seu guarda-roupas. Eu faço isso pelo menos 2 vezes por ano. Não perca!!!
    Beijos.
    Karla