Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Papai Noel, Natal e Aquelas Bolachinhas Maravilhosas!!!!

Olá Amiga
 
     Finalmente consegui montar minha árvore de Natal!!!! Não ficou lindinha?
 
Observem os pinduricos de patch !!!
 
      Mas o que tem a ver o Papai Noel com esta festa cristã?  Esses dias a Lulu me perguntou. Este ano é o primeiro que ela não acredita mais no velhinho. E eu confesso que não me lembrava mais. Daí fomos pesquisar e para você não precisar perder tempo quando for questionada sobre o assunto, já posto na coluna.
 
A Verdadeira História do Papai Noel
 
      O Papai Noel que conhecemos que conhecemos hoje, gordo e bonachão, barba branca, vestes vermelhas, é produto de uma imemorial mistura de lendas pagãs e cristãs, a tal ponto que é impossível identificar uma fonte única para o mito. Sabe-se, porém, que sua aparência foi fixada e difundida para o mundo na segunda metade do século 19 por um famoso ilustrador e cartunista americano, Thomas Nast, inspirador, por sua vez, de uma avassaladora campanha publicitária da Coca-Cola nos anos1930. Nas gravuras de Nast, como esta abaixo,

Pindurico Papai Noel à venda por R$ 70,00 com frete incluso
 
 
a única característica atualizada é o longo cachimbo em que ele fumava sem parar, algo que nossos tempos antitabagistas já não permitem ao bom velhinho.
      O sucesso da representação feita por Nast não significa que ele possa reivindicar qualquer naco de paternidade da lenda, mas apenas que seu Santa Clauss - o nome de Papai Noel em inglês - deixou no passado e nas enciclopédias do folclore a maior parte das variações regionais que a figura do distribuidor de presentes exibia, dos trajes verdes em muitos países europeus aos chifres de bode ( ??? ) em certas lendas nórdicas.
      Antes de prevalecer a imagem atual, um fator de unificação desses personagens era a referência mais ou menos direta, quase sempre distorcida por crenças locais, a de São Nicolau, personagem historicamente nebuloso que viveu entre os séculos 3 e 4 da era cristã e que gozou da fama de ser, além de milagreiro, especialmente generoso com os pobres e crianças. É impreciso o momento em que o costume de presentear as crianças no dia de São Nicolau, 6 de dezembro, foi transferido para o Natal na maior parte doa países europeus, embora a data primitiva ainda seja observada por parte da população na Holanda e na Bélgica. Nascia, assim, o personagem o Pai Natal ( em Portugal ) - o Brasil, como se vê, optou por uma tradução literal.
      É curioso que, sendo a língua de Nast uma das que mais preservaram no nome do personagem natalino a memória do santo, a caracterização que ele consagrou seja claramente inspirada na mitologia germânica, em que o deus Odin, de longas barbas brancas, era considerado por distribuir presentas às crianças do alto de seu cavalo voador.
                                               artigo publicado pela primeira vez em Sobre Palavras no Natal de 2010
 
     Aproveitando que estamos falando de lendas e tradições alemãs, aproveito para passar para você a receita da família Knorr para aquelas bolachinhas maravilhosas de Natal!!! Eu faço 3 vidros grandes de bolachinhas todos os anos, rezando para que eles durem pelo menos dois dias!!!!
 
Ingredientes:   250g manteiga sem sal
250g açúcar
500g farinha de trigo
2 ovos
1 pacote açúcar de baunilha
1 colher de sopa de fermento Royal
1 casca de limão ralado
 
Dicas de como fazer: Fazer um buraco no centro da farinha e acrescentar, aos poucos, os ingredientes enquanto vai amassando e socando bem a massa. A manteiga e os ovos deve estar na temperatura ambiente. Abra a massa com um rolo ( aquele usado para amansar maridos!!! Rsrsrsr!!! ) deixando a massa bem fininha. Use muitas forminhas divertidas e diferentes para formatar ( eu costumo comprar forminhas diferentes sempre que encontro e viajo ). A forma deve ser untada ( apesar da receita levar um monte de manteiga ) ou colocar papel manteiga no fundo da assadeira. Forno baixo ( 150 a 180ºC ). Cuidado para as bolachinhas não queimarem, pois depois da primeira fornada, elas assam rapidinho.
 
      Ah...não guarde antes de esfriarem, em um vidro ou lata bem vedada. Eu não decoro quando guardo, decoro quando vou servi-las para que não amoleçam.
 
 
      Aproveitem!!!
 
      Karla

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Papai Noel Pindurico

Olá Amiga
 
     Bem, não dá para postar somente dicas gerais de patchwork, é preciso botar a mão na massa, não é mesmo? Então pensei em um projetinho bem simples, que todo mundo pode fazer, mas que é uma gracinha para dar de presente de amigo secreto ou para colocar na sua árvore de Natal. Por falar nisso, vou montar a minha hoje de tarde. Estou um pouquinho atrasada este ano !!! Também, está um forno aqui no sul !!! Não dá vontade de sair do ar condicionado. Pelo jeito vamos ter um verão terrivelmente quente !!!! Haja paciência !!!!
 
 
Papai Noel Pindurico
 
Material:
 
20cm de algodão crú ( pode ser usado coffee fabric se você ainda tiver um pedacinho ) 
20cm de tecido de algodão xadrez vermelho e verde
fibra acrílica
1 mini guizo da cor que você quiser
2 botões vermelhos ( 1 deles pode ser em formato de flor )
1 óculos de metal pequeno ( você pode fazê-lo de arame dourado )
1 botão pequeno forrado com algodão cru ou um fuxico pequeno recheado com fibra acrílica
50cm de cordão colorido
1 tira de 3cm x 13cm de soft branco
tinta preta, branca e cor da pele para olhos, bochechas e nariz
caneta preta Micron 0,5mm ( ou outra caneta preta permanente para tecido )
lápiz 6B
 
Modo de Fazer:
 
  • Aumente o molde que está postado em xerox. O tamanho do pindurico é de 20cm x 10cm pronto e montado.
  • Recorte nos pontilhado indicado e cole as peças em um papelão para moldes.
  • Em tecido duplo, contorne as peças com o lápis 6B, a barba, o bigode  e a cabeça em algodão cru e o gorro em tecido xadrez e recorte-as, deixando a borda de segurança da costura.
  • Fazer o fuxico de 3,5cm de círculo original ou separar o botão forrado.
  • Costurar onde indicado no molde, deixando as partes abertas indicadas: no gorro a parte de baixo, na barba na parte de cima e na cabeça na parte de cima.
  • Desvirar as costuras do gorro, da cabeça e da barba. Você pode costurar por fora do molde também, que fica bem bonito e recortar deixando uma bordinha.
  • O bigode deve ser totalmente costurado. Abrir um corte reto, no sentido contrário ao da trama do tecido. atrás do bigode e recheá-lo com a fibra acrílica.
  • Rechear a barba, a cabeça e o gorro com fibra acrílica. não encha demasiadamente as peças.
  • Pinte os olhos e as bochechas na cabeça do Papai Noel.
  • Escreva Ho Ho Ho na barba com a caneta para tecido e costure o botão flor. Arremate com o cordão colorido.
  • Dobre o gorro e costure o mini guizo com o cordão colorido. Faça um tope com o guizo.
  • Costure a cabeça no gorro e a cabeça na barba.
  • Costure a tira de soft na costura entre a cabeça e o gorro.
  • Costure o botão vermelho restante no gorro. Você pode acrescentar uma decoração junto com o botão, como um tope verde ou um raminho de azevinho.
  • Costure o bigode no papai Noel.
  • Costure o nariz como indicado na foto.
  • E por último, cole ou costure os óculos em cima do bigode.
     Não esqueça de costurar um laço para que o pindurico possa ser pendurado na árvore de Natal.
 
     Tenho certeza que o seu trabalho ficará fantástico, mesmo que seja um dos seus primeiros. É muito gratificante acrescentar itens novos e feitos por você mesma nesta festa familiar de final de ano, acredite !!
 
     Até a próxima coluna.
 
     Ah, e a partir de agira estarei postando no Face. Siga Karla Knorr.
     Abraços
 
     Karla
 
 


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cuidados com sua Lâmina de Corte

Olá Amiga

    A lâmina de corte é uma das ferramenta de patchwork mais usadas e importantes. Através dela cortamos os preciosos pedacinhos de tecidos que vão compor nosso trabalho. Portanto, cuidar desta ferramenta significa manter o seu trabalho com alta qualidade.
 
     Lembre-se sempre: NUNCA rasgue o tecido para usar em seus quilts. Mesmo que você vá acertar o tamanho do quilt com lâmina de corte, o tecido fica esgarçado e as medidas requeridas não combinarão no final. Afinal, os tecidos recomendados para patch são de algodão 100%, que tem fibras mais frágeis que os sintéticos, deformando facilmente quando tensionados, o que ocorre quando o rasgamos.
 
    Seguem alguns cuidados para manter seu cortador com qualidade por mais tempo:
 
1. Sempre guarde o cortador com a lâmina retraída, isto é, fechada. Mantenha-a longe do alcance de crianças. Tenha certeza de cortar os tecidos em uma placa de corte limpa. Alfinetes e outros acessórios de metal podem causar "dentes" na lâmina. Cuide-se para não deixar nenhum dedo no caminho da lâmina. Eu mesma já cortei diversas unhas e já presenciei um corte profundo por falta de cuidado ao manusear a lâmina.
 
2. Periodicamente remova a lâmina do cortador e cuidadosamente a limpe, removendo o pó e qualquer resíduo que possa estar aderido a ela ou ao cortador: desmonte o cortador, mantendo suas partes dispostas na sequência em que foram removidas. Coloque uma pequena gota de óleo de máquina de costura em torno do centro da lâmina, no cortador, antes de monta-lo novamente.
 
3. Substitua a lâmina sempre que necessário. Execute o mesmo procedimento da limpeza, desmontando e separando as partes do cortador, conforme são removidas, para facilitar sua remontagem, Coloque uma lâmina nova e monte o cortador. Disponha a lâmina removida na embalagem da lâmina nova. Você pode levar a lâmina velha até a sua loja de patch de confiança para que esta a descarte, pois eles certamente devem ter separação seletiva para partes metálicas.
 
4. Alta umidade pode enferrujar a lâmina de corte. Como prevenção, guarde o cortador em um lugar seco e arejado.
 
5. Nunca corte fibras sintéticas ( mantas ) com lâminas de corte. Para cortá-las, use uma tesoura específica para este fim.
 
6. O trio cortador, base para corte e régua de acrílico são o seu melhor amigo para a manutenção do fio de corte por tempo prolongado. Sempre é um bom investimento ter qualidade neste trio.
 
     Se você está iniciando e quer comprar somente um cortador para começar, sugiro adquirir a lâmina de 45mm. Encontra-se cortadores de pelo menos três tamanhos de lâmina diferentes. O de 45" é a melhor pedida.
 
     Viu como é fácil? Com estes cuidados básicos sua lâmina durará o dobro do tempo.

     E para inspirá-la, afinal hoje ainda é início de semana, compartilho um poema de Pablo Neruda em Antología Poética II:

     " Ahora me dejen tranquilo.
Ahora se acostumbren sin mí.
 
Yo voy a cerrar los ojos.
 
Y solo quiero cinco cosas,
cinco raices preferidas.
 
Una es el amor sin fin.
 
La segunda es ver el otoño.
No puedo ser sin que las hojas
vuelen y vuelen a la tierra.
 
Lo tercero es el grave invierno,
la lluvia que amé, la caricia
del fuego en el frío silvestre.
 
En cuarto lugar el verano
redondo como una sandía.
 
La quinta cosa son tus ojos.
Matilde mía, bienamada,
no quiero dormir sin tus ojos,
no quiero ser sin que me mires:
yo cambio la primavera
por que tú me sigas mirando.
 
Amigos, eso es cuanto quiero.
Es casi nada y casi todo."
 
     Maravilhoso, não é?
     Até a próxima coluna.
 
     Karla

 
 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dicas de Livros Básicos de Patchwork

 
Olá Amiga
 
      Hoje, sexta-feira, véspera de fim-de-semana, dia mundial de tomar cerveja, como já dizia aquela propaganda de televisão, posto dicas de dois livros bem legais sobre patch para quem está querendo arrumar os seu cantinho com mais organização e aprender sobre as mais variadas técnicas disponíveis nesta ciência de criatividade e habilidades manuais.

 
      Contando uma historinha para descontrair, a Bella, minha filha maior, quando chegava em casa da escolinha e ela ainda era um pinguinho, devia ter quatro ou cinco anos, olhava para mim e cantava essa musiquinha da cerveja, que já nem me lembro mais de qual marca, bem alto, anunciando o findi que finalmente estava chegando. E eu dizia rápido para ela... Chhhhhhh, o que as pessoas vão pensar? Que eu te dou cerveja nas sextas-feiras, guria! Fica quieta!!! O que é o poder do marketing através destes gingles de TV, não é mesmo? Grudam na nossa cabeça e não conseguimos mais esquecê-los, mesmo que não sejam nenhuma maravilha. Outro gingle grudento é o do remédio Neusaldina ( nem sei se escreve-se assim!! ), bem difícil de se livrar dele!
 
     Mas voltando aos livros, seguem:
 
Creating Your Perfect Quilting Space - Lois L. Hallock - Martingale & Company
Complete Guide to Quilting - Better Homes and Gardens - John Wiley & Sons Inc
 
 
     O 1º guia prático para quem ainda não tem o seu espaço permanente em casa e quer montá-lo. Indica a altura correta para a mesa de corte, mesa de trabalho e máquina de costura, como armazenar suas ferramentas e tecidos, qual a iluminação correta para não prejudicar os seus olhos, layout do espaço ( para todos os tamanhos e custos que caibam na sua salinha e no seu bolso ). Tem desenhos das propostas e fotos da organização destas. Fala um pouco sobre os benefícios de cada proposta e de como solucionar os problemas mais comuns de espaço para que você tenha o seu cantinho ergonomicamente correto, dentro do seu orçamento e do seu gosto.
 
     O 2º fala bem detalhadamente dos fundamentos do verdadeiro quilt e patchwork, técnicas, ferramentas adequadas, acessórios, como selecionar a paleta de cores para o seu trabalho, sobre os padrões e desenhos, como montar os blocos, sobre as medidas mais variadas de tecidos e peças de quilt, sobre costurar à mão e à máquina e muitas outras informações. realmente vale a pena adquirir. A única desvantagem é para quem não entende inglês. Os melhores livros são americanos e as melhores revistas australianas, na minha opinião, é claro.
 
     Selecionei para a coluna de hoje a dica do Guide to Quilting sobre limpeza do se quilting. Existem muitas dúvidas sobre o melhor método de limpeza e esta é uma pergunta frequente das amigas que lêem esta coluna ou me encontram em feiras e eventos.
 
     " Evite lavar o seu quilting, a menos que seja muito necessário. A lavagem, mesmo quando com extremo cuidado e gentileza, causa o desbotamento dos tecidos e a abrasão das fibras naturais e sintéticas, no caso das mantas acrílicas, quando usadas ( eu preferencialmente uso mantas de algodão sempre que possível ).
 
     1. Arejar seu Quilting: anualmente coloque os seus trabalhos no varal em um dia seco e ventoso ( pelo menos uma brisinha deve estar presente! ) para serem arejados. Você também pode colocar os seus trabalhos no chão seco e limpo, em cima de um cobertor, toalha ou manta. Cubra os trabalhos com um pano limpo ou lençol, de forma que nenhuma sujeirinha caia em cima e manche o tecido ( como os detritos daqueles passarinhos lindinhos que cantam na sua janela no raiar do dia!! ). Evite pendurar os quilts em cordas para roupas, pois podem provocar marcas permanentes.
 
     2. Aspiração: aspirar os trabalhos com o aspirador de pó, frente e verso do quilt, evita o acúmulo de poeira e sujeiras do meio ambiente. Use um paninho com a malha bem aberta na saída do aspirador e o prenda com um cordão, de forma que o trabalho fique protegido de um vácuo excessivo. Passe o bocal forrado com delicadeza sobre a superfície. Sempre aspire os seus trabalhos antes de guarda-los, mesmo que ainda não estejam finalizados.
 
     3. Lavagem: adote como recurso somente se os métodos anteriores não foram eficazes, pois os quilts de algodão podem ser lavados em água fria, com sabão de coco ou glicerina, à mão ou no ciclo mais leve de sua máquina de lavar roupas, dentro de um saquinho protetor próprio para a lavagem de mais de nylon e seda, se a sua máquina de lavar for moderna e dispor de ciclos para este tipo delicado de roupas. Não centrifugue ou torça o seu trabalho; ao invés disso, aperte-o gentilmente para remover o excesso de água. Quilts molhados são pesados e devem ser dispostos para secar de modo que não estiquem com o seu peso. recomenda-se dispô-los em um lugar plano e seco.
 
     3.1 Lavando à Mão: use um recipiente que não tenha sido anteriormente usado com sabões ou detergentes.
   Coloque uma toalha grande ou pano limpo dentro deste recipiente para apoiar o quilt.
   Previamente dissolva o sabão em água, antes de coloca-lo no recipiente. Certifique-se de que haja suficiente água no recipiente para cobrir o quilt.
   Disponha o quilt sobre a toalha, dentro do recipiente e gentilmente o agite. Nunca o torça ou esfregue.
   Enxague o quilt tirando a primeira água e colocando água limpa novamente. repita este ciclo até que o sabão seja totalmente removido e a sujeira desapareça da superfície do quilt.
   Pressione o excesso de água ainda contida no quilt. Comece a espreme-lo pela parte de baixo e vá subindo até o topo do trabalho. Use uma toalha seca sobre o quilt para remover a maior quantidade de água possível por absorção na toalha.
   Remova o quilt ainda na toalha e o deposite em uma superfície seca e arejada. nunca coloque o seu quilt ao sol. Deixe-o secar naturalmente, mas se estiver com muita pressa, o secador de cabelo no modo frio pode acelerar este processo sem danificá-lo.
 
   3.2 Lavando em Máquina de Lavar Roupas: somente para máquinas de lavar com ciclo para roupas delicadas!!
   Encha a máquina com água limpa e dissolva o sabão.
   Coloque o quilt na máquina, já dentro do saquinho para roupas sensíveis. Deixe a máquina lavar, em ciclo leve, por 15 minutos, sempre checando se o seu trabalho não embolou no tambor.
   Repetir os passos anteriores se o seu quilt estiver muito sujo.
   Usando este ciclo para roupas delicadas, você pode centrifugar o quilt.
   Retire o quilt da máquina e o deposite em uma toalha limpa e seca e o coloque para secar em lugar seco e plano, longe do sol.
 
   3.3 Lavagem à Seco: é aconselhável a checagem de referências sobre a lavanderia antes de confiar seu quilt a uma lavanderia. A lavagem à seco pode causar desbotamento, enrugamento e troca de coloração em tecidos de algodão. A lavagem à seca é o último recurso a ser utilizado. Somente recorra a este tipo de lavagem caso os métodos anteriores não tenham removido a sujeira mais resistente.
 
     Um abraço e aproveite bem o seu findi!
 
     Karla
 
 
   

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tirando o Mofo

 
Olá Amiga
 
     Não, não me refiro à remoção do mofo de tecidos e peças de patch. Estou falando de tirarmos o mofo que se acumulou em nós mesmas durante o inverno. Falo em tirar as roupas fresquinhas do guarda-roupas e experimentá-las, em sentir o toque dos tecidos levinhos no corpo e sentir o vento morno no rosto. Em pisar pela primeira vez, desde o último verão, nas águas do mar.
     Não sei se você também se sente assim quando o calor da primavera está voltando, mas eu me sinto como se me renovasse novamente. Tenho vontade de caminhar, de passear, de visitar novos lugares, de sentir os pés descalços, de sentir o roçar dos tecidos nas pernas, de plantar e renovar as minhas plantinhas, de fazer novas almofadas para a sala e de decorar a casa para o Natal. Sinto todas essas coisas juntas na primavera. Será que estou virando uma abelhinha?
     Com certeza as minhas pequenas estão. Olha só a Lulu correndo no mar ( mesmo com a água não muito limpa e um baita ventão ) alegre e solta, neste último feriado.
 
Lulu tirando o mofo!!
 
     E quanto às plantinhas? Algumas amigas me perguntaram como estavam as minhas orquídeas, que todos os anos, quando estão florindo, posto nesta coluna. É isso ai!!! Algumas amigas seguem as minhas florezinhas e não a minha coluna! Bárbaro, como fala a Carmen, minha amiga espanhola! Quem vai discutir tamanho bom gosto?
     Bem, amiga, este ano nem todas elas resolveram aparecer. Algumas ainda estão tímidas. Talvez eu não tenha dispensado tanta atenção a elas como costumava fazer antes, quando floriam, lindas, para o nosso deleite. Mas a minha fiel escudeira branquinha, que fica no atelier em casa, e que eu tenho o prazer de ver todos os dias, floriu para anunciar que a época de tirar o mofo chegou. A compartilho com você !



Minha escudeira mais fiél!!!
 
 
     Mas ok, vamos falar um pouquinho de limpeza dos mofos reais, que aparecem em nossa casa devido à umidade do inverno. Primeiramente vou lhe indicar uma boa leitura. Separei dois livros que são bem legais e úteis para aprendermos a fazer nossos próprios detergentes e limpadores e para conhecermos novas e corretas maneiras de remover aquelas manchas de gordura, vinho ou mofo. E nestas edições ainda encontramos dicas de organização e segurança.
 
 
Casa Limpa e Arrumada - Donna Smallin - Editora Gente
Guia de Casa e Jardim de Organização - Editora Globo
 
     Eu acho que já dei estas dicas de livros antes, mas vamos combinar.... é um saco buscar dicas antigas em blogs e a nossa memória sempre precisa de uma refrescadinha, não é? E estes valem o seu preço.
 
     Separei alguns hints para você. " Os fungos e bolores são, na verdade, organismos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos e causam problemas que variam de frieiras ( pé-de-atleta ) a crises de asma ( você conhece alguém que não tenha alguém com asma alérgica em sua família bem próxima? Eu não!!! A Lulu tem bastante ), além de outros distúrbios respiratórios. " Então vamos arejar!!!!
 
     " Faça você mesma o seu limpador multiuso:  misture 1 colher de chá de sabão-detergente à base de óleo vegetal, 1 colher de chá de sabão-detergente à base de bórax e 2 colheres de sopa de vinagre branco a um quarto de litro de água quente. "
     É só olhar a lista de conteúdo no rótulo dos produtos de limpeza no supermercado que você acha os ingredientes.
 
     " Produto de Limpeza Natural com Desinfetante: misture 15 gotas de extrato de sementes de toranja com 2 xícaras de água morna e ponha a mistura em um frasco borrifador. Dobre a dosagem do extrato se quiser uma solução poderosa para as tarefas mais pesadas. O extrato de sementes de toranja também alveja pias, banheiras e azulejos. " OK, extrato de toranja não é assim tão moleza de encontrar, mas procure em uma casa de produtos naturais de sua confiança e peça a eles que comprem para você. Tenho certeza que você consegue!
 
     Bem, mas o mofo ou bolor estiverem muito fortes e você não quer ter o trabalho de fazer os seus próprios produtos? Então neste caso, faça o seguinte: esfregue a área afetada com uma solução fraca de detergente, por exemplo, algumas gotas de detergente líquido dissolvidas em água quente. Depois esfregue com uma solução de 1/4 de xícara de alvejante à base de cloro líquido diluído em 1 litro de água. Espere 20 minutos e repita a operação.
     O vinagre puro é uma alternativa natural ao alvejante à base de cloro líquido, embora não seja tão eficiente quanto ele para eliminar os esporos de bolor. Para usá-lo, derrame vinagre branco destilado em um borrifador e borrife diretamente na área mofada. Deixe o vinagre agir - não o enxague. Mas não use o vinagre no rejunte, pois ele pode corroê-lo. Outros produto natural para eliminar mofo e bolor é o chá de érica, também encontrado em lojas de produtos naturais.
 
     E ai? Gostou das dicas? Vamos dar um fim no nosso mofo?
     Se você tiver alguma outra dica que queira compartilha com todas nós amigas de patch, é só escrever nos comentários.
 
     Abraços bem arejados para você e até a próxima coluna.
 
     Karla
 
  




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Escreva o Livro Que Você Quer Ler

Olá Amiga
 
     Eu adoro ler! Especialmente passear pelas livrarias e escolher dois ou três livros e compra-los. É um prazer que só quem compartilha o amor pelos livros pode entender. É fácil me encontrar na Saraiva do Iguatemi ou na Cultura do Bourbon Country aos sábados, perdida no meio de livros e revistas. Às vezes até encontro algumas amigas que me reconhecem e pedem conselhos sobre as últimas revistas de patch ou de scrap.
     Mas, enfim, esta introdução foi escrita para contar que, em uma destas minhas andanças, encontrei este pequeno livro, que me chamou a atenção pelo inusitado do título, que cumpriu esplendidamente sua função de chamar a atenção para a criatividade e que agora compartilho com você:
 
 
 

     O autor foi bastante feliz em sua mensagem. Particularmente não gosto de livros de autoajuda, e confesso que não esperava que este o fosse, mas ele não deixa de ter uma pincelada de boas frases e dicas para dar um up no seu momento mais murchinho.
     Pensei umas cinco vezes e acabei não resistindo ao apelo da capa: comprei e li! Não me arrependi, o que já é uma grande coisa para um livro simples e direto como este e até tirei mensagens que me motivaram. Bárbaro! Vou compartilhar um pouquinho, citando algumas pérolas do autor Austin Klein.
     O livro fala de como desbloquear a criatividade e está dividido em 10 capítulos:

1. roube como um artista
2. não espere até saber quem você é para começar
3. escreva o livro que você quer ler
4. use as mãos
5. projetos paralelos e hobbies são importantes
6. o segredo: faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas
7. a geografia não manda mais em nós
8. seja legal ( o mundo é uma cidade pequena )
9. seja chato ( é a única maneira de terminar um trabalho )
10. criatividade é subtração

     Claro que eu não vou contar sobre todo o livro para que você não perca o interesse nele, eu não sou desmancha-prazeres, mas algumas tiradas do autor são bem legais, olha só:

     " O melhor conselho que tenho a dar não é que você escreva sobre o que você conhece, é que escreva sobre o que gosta. Escreva o tipo de história de que você mais gosta - escreva a história que você quer ler. O mesmo princípio se aplica à sua vida e carreira: sempre que estiver perdida sobre o que fazer em seguida, pergunte-se: o que faria disso uma história melhor? "

     Deu para sentir a pitadinha autoajuda, né? Apesar do livro ser direcionado para escritores, dá para contextualizar para a nossa vida. Consegue perceber?
     Outro capítulo diz assim: " comece copiando: ninguém nasce com um estilo ou uma voz. Não saímos do útero sabendo quem somos. No começo, aprendemos fingindo que somos nossos heróis. Aprendemos copiando. " E aqui vai a minha contribuição para aquelas amigas que tem medo de começar a costurar ou acham que não levam jeito, que não sabem escolher as cores para o seu trabalho e não acreditam que vão conseguir terminar um trabalho legal: comece copiando de livros e artesãs que mais tem a ver com o seu estilo. Com o tempo você vai achar o seu próprio estilo de patchwork e se você se apaixonar por ele, como eu me apaixonei, vai desenvolver o seu próprio estilo. O negócio é começar.
     E para aproveitar as dicas do Austin, repaginei alguns conceitos deste blog. Além do patch e do scrap, sobre os quais eu já venho escrevendo esta coluna, agora vou incluir mais alguns temas que adoro. Espero que tenhamos alguns gostos em comum e que possamos compartilhar mais do que somente alguns pontos em pedacinho de pano, mas que possamos nos conhecer melhor e trocar experiências de vida.

     Seguem algumas das coisas que mais gosto na vida:
    
Claro! Em primeiríssimo e disparado lugar, as minhas filhas queridas e companheiras, Bella e Lulu
 
Patchwork e chimarrão são um casal muito importante no meu dia-a-dia ( sempre com um enfeite na cuia, que é para manter o estilo, né? )

Os meus paninhos de coffee fabric. São a minha marca em folk e country. Adoro!!!

Botões são quase um vício, tenho milhares e continuo adicionando à minha coleção. aliás, meus trabalhos sempre tem muitos botões diferentes

Encadernações. Gosto de encadernar em patch ou scrap os cadernos das gurias e as agendas. Esta semana inicio a produzir as agendas 2014 para as amigas que me pedem. um luxo só!!
Comprei até um livro sobre bookbinder manual, que é a técnica de encadernação de livros, para fazer os meus próprios. Qualquer dia desses este pode ser o tema de uma coluna.

Uma mesa bem decorada. A refeição fica mais saborosa. Tenho diversos jogos americanos diferentes para alternar e não deixar a mesa sem charme. Nesta foto o suporte é natalino, em madeira pintada à mão.

Gramado. Para quem já esteve lá não é preciso falar muito. Para quem ainda não foi, VÁ !!!!

Fazer almofadas. gosto muito, principalmente as em motivos de casinhas. Casinhas já são uma predileção e tenho vários projetos em que elas estão inclusas. Esta é uma almofada nova para a sala de estar da minha casa.

Esta almofadinha é o mais novo item da minha sala. Com coffee fabric, bordados, casinhas e paninhos folk importados. Tudo de bom !!!!
 
     E ai? Gostou da dica de livro de hoje? espero que sim! E como recomenda o autor e eu apoio, o importante é que a gente pare, pense naquelas coisas que nos motivam e nos fazem sorrir e que a gente comece a valoriza-las, compartilha-las e ama-las ainda mais.
 
     Eu já comecei. E você? O que está esperando?
 
     Uma boa semana para todas nós!!!
 
Karla Knorr
 
 
 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

E chega o Final de Ano !!!!

 
Olá Amiga
 
     OK, ok, ok......eu sei que ando com muita preguiça de escrever o blog, mas vamos combinar que eu estava precisando e merecendo um descanso!!!! Mas devido aos muitos e-mails e mensagens recebidas ( obrigada pelo carinho !!! ) pedindo novidades e ideias para o Natal e para enfeitar a casa, tanto no final de ano, quanto no início do Ano Novo, prometo atualizar a coluna com maior frequência.
 
     Ainda selecionei algumas dicas sobre tecidos, bem interessantes, que encontrei na 2ª edição do Manual Básico de Patchwork da Revista Patch e Afins de alguns anos atrás.
 
" Retalhos são pequenas jóias. Não jogue fora! Se tem mais que 2cm, então é retalho e poderá ser muito valioso um dia. Reserve uma caixa, pote ou saquinho ( eu tenho algumas caixas e saquinhos separados por cores!!! ) para guarda-los. Isso não é apenas uma questão de economia. A variedade acumulada servirá para a montagem de trabalhos lindos que sem a disponibilidade destes restinhos, não seriam possíveis.
Charms: é a denominação dos retalhos quadrados cortados com um tamanho determinado ( os mais comuns são de 5", mais ou menos 12,5cm ). Mas existem charms que vão desde 2cm até 30cm. Faça saquinhos identificando os tamanhos e recorte sobras de tecidos em tamanhos de charms. Vá juntando, que em pouco tempo haverá material suficiente para a produção de um trabalho lindo. 
Não use amaciante na água em que for lavar os tecidos, a não ser que eles não sejam usados para aplicações com entretela colante ou papel termocolante. O uso de produtos químicos como amaciante ou sprays para passar interfere na química utilizada neles e atrapalha  a fixação.
Guarde também em potes restinhos de papel termocolante novos ou já com tecido aplicado. Os que já estão com tecido poderão ser aproveitados em trabalhos que precisem de pedaços pequenos, como aplicações de flores, folhas e outros detalhes.  
Camisas, roupas de criança , lençóis e quaisquer tecidos antigos, mesmo usados, podem render peças lindas e com um valor histórico incalculável. Portanto,  guarde todas essas peças que tem pedaços em bom estado. A melhor forma de fazer isso e não cair na tentação de jogar fora é desmanchar as peças e montar pequenos kits de retalhos. Prenda nesses retalhos de tecido, com um alinhavo, um pedaço de papel com sua história."

     E agora uma dica minha: NUNCA guarde tecidos ou trabalhos inacabados ( e todas nós sabemos que temos alguns que não estamos com vontade de finalizar em algum momento! ) com alfinetes, pelo menos se estes não forem em aço inox, única exceção possível.
 
     E por falar em trabalhos inacabados, confesso que sempre tenho alguns. Quando enjoo de algum que esteja fazendo ou quando outro me motiva mais, eu os guardo em caixas plásticas, daquelas brancas com prendedores coloridos que se compra em supermercado. As amigas mais organizadas identificam o seu conteúdo com etiquetas na lateral da caixa, para facilitar a busca destes trabalhos, quando a vontade voltar. E me acredite, mais cedo ou mais tarde a vontade de finalizá-los voltará.
 
     Agora seguem algumas peças encomendadas por uma amiga para seus presentinhos. São boas dicas para o Natal e para aqueles presentes que sempre surgem no final ou início de ano. Eu já estou preparando alguns para mim!

Caixas para bombons e panetone

Detalhe da lateral das caixas ( pequena com 7cm de altura e grande com 13cm de altura )

Pote para balinhas e biscoitos

Saquinhos em tecido para lembrancinhas e presentinhos ( acompanha uma fita para fechamento )

Panô de renas e presentinhos de 104cm por 46cm ( eu colocaria na sala de estar, perto da árvore de Natal: UM LUXO!!! )

Detalhe do panô de renas

Outro detalhe do panô

Guirlanda de Natal 2013 ( 44cm )
 
Trilho de Natal com pano assado e aplicações ( 37cm por 96cm )

Detalhes das aplicações

Toalha de mesa quadrada feita com coffee fabric de 1,20m e aplicações
 
Detalhes da aplicação nos quatro cantos da toalha
 
Etiqueta para personalizar seu presente especial
 
     Essas foram as dicas de hoje. Espero que você as aproveite e mais do que tudo, possa curtir as peças em patchwork.
 
     Um abraço
 
     Karla