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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dez Mandamentos Para Organizar a Sua Casa

Olá Amiga
    Os Dez Mandamentos são simples, mas eficientes. Enjoy it !!! E acredite, é difícil, mas funciona !!!!

    1. Agrupe Objetos de acordo com a função. Controles remotos, remédios, documentos, material escolar das crianças, presilhas de cabelo, pilhas e baterias ou manuais de aparelhos eletrônicos ficam juntos para serem úteis e não ficarem perdidos, largados ou sem manutenção.

    2. Determine Lugares Certos para cada tipo de objeto. Itens que não tem onde "morar" vão estar sempre perdidos. Escolha onde vão ficar os documentos  pessoais, o pó de café, os remédios ou os acessórios do computador e siga a sua própria regra. Fica mais fácil se esses espaços ficarem perto de onde o objeto é usado e se forem de fácil acesso, no caso de itens requisitados com frequência.

   3. Doe, Venda, Recicle ou Jogue no Lixo tudo o que for possível. Não adianta acumular roupas fora de moda no guarda-roupas, nem acessórios de computador aposentados, ou até bibelôs que você ganhou e não tem coragem de por na sala. É fácil achar postos de coleta seletiva, ONGs e brechós para desovar tudo o que está só fazendo volume.

    4. Quem Guarda, Tem, mas precisa conservar bem seus pertences. Há coisas que, mesmo não servindo mais para nada, é impossível doar ou jogar fora. Mas não vale ter um vestido da sua avó no armário se ele está sendo comido por traças. Use caixas com furos para passagem de ar, por exemplo, para guardar suas preciosidades. Não esqueça de por um repelente de insetos, como bolas de cedro, e de ter cuidado com a umidade. Deixe as suas fotos, heranças de família e tudo mais que for importante para a sua história em bom estado.

    5. Sua Casa Deve Servir ao seu estilo de vida. Muita gente tem problemas para manter a organização porque a própria maneira como os espaços da casa foram planejados não ajudam. Quando for reformar ou trocar móveis, pense sempre em como você usa mesmo os cômodos, no seu cotidiano. Não imagine que você vai mudar para se acomodar à decoração. A decoração é que tem que mudar para facilitar os seus dias.

    6. Crie Rotinas. Checar despensa, geladeira, gabinetes de banheiro, data de vencimento de contas ou da matrícula da escola do filho deve ser feito periodicamente para você não ser pega desprevenida. Se você conseguir inserir rotinas para as tarefas mais básicas, vai ser mais fácil criar outros hábitos que podem melhorar sua vida em casa, como trocar as flores dos vasos ou adubar o jardim toda a semana, checar a ordem no roupeiro e nos armários, arquivar as contas do mês passado. Cada uma de acordo com a necessidade e a sua vontade.
    Dica Pessoal: amiga, apesar do que você possa pensar, manter tudo organizado é muito difícil, inclusive para mim. Uma dica legal para lhe dar é adotar uma linda agenda anual ( decorada em scrapbooking, é claro !!! ) na cozinha, para as dicas diárias para sua secretária, mesmo que você esteja com frequência em casa. Faça o cardápio semanal e a lista do supermercado, faça uma tabela com as limpezas rotineiras diárias, semanais e mensais, por exemplo. Agende a lavanderia, sapataria, troca de gás, de água, etc e se quiser, ainda pode agendar os pagamentos da casa. Eu faço isso e esta organização me dá mais tempo para as outras mil atividades que todas nós precisamos dar conta todos os dias.

     7. Limpeza e Ordem Andam Juntas. Sempre que for pensar onde deve guardar qualquer coisa, pense na limpeza. É lindo deixar um monte de panelas à vista na cozinha ou deixar as coleções expostas na sala, mas será que isso funciona na sua casa? Quem não quer se dedicar à limpeza doméstica todos os dias deve preferir espaços fechados com vidro, gavetas ou caixas para guardar miudezas na sala e armários para os utensílios de cozinha.

    8. Manter em Ordem é Mais Fácil do que por em ordem. Nada de ir deixando os problemas, os papéis, os sapatos e tudo o mais se acumulando num canto e pensar: depois arrumo tudo. É bem melhor conservar o trabalho de organização sempre feito, e só ir repondo os objetos em seus devidos lugares. É o seu tempo que vai para o lixo quando você ignora as pilhas de papéis que vão se juntando na escrivaninha.

    9. Seja Democrática. Em uma casa com mais de uma pessoa, vai haver mais de uma opinião sobre como deve ser a organização. Mulheres que já tentaram convencer o companheiro a jogar fora aquela camiseta furada de 20 anos de idade sabem que até uma simples limpeza geral é difícil. Mas não adianta encarnar o furacão e deixar todo mundo furioso ao descobrir que você deu sumiço na metade da casa e guardou o que sobrou em lugares misteriosos. Esse tipo de organização não dura nada. Deixe que cada pessoa da casa encontre sua própria fórmula para ordenar seu espaço e permita que todos deem palpites nos cômodos principais, como a cozinha.

    10. Mantenha um Espaço Para a Bagunça. Pode ser um quartinho, uma parte de cima de armário que está sobrando. Deixe nesse espaço os objetos que você não tem certeza se devem mesmo ficar na sua casa, como uma quarentena. De tempos em tempos, revisite seu depósito e decida se não está na hora de se despedir da quinquilharia. Nenhuma casa é perfeita, ainda bem !!!!

    Então, esta dica é legal, né? Mas bem difícil de fazer, também ! Mãos à obra e começar é o mais importante, além da perseverança, o que sei que você tem. De outra forma não gostaria tanto de patchwork, não é mesmo ?

    Abraços e até amanhã.
    Karla

Um comentário:

  1. Oie!
    Achei bem legal o seu blog. Muito bacana esse seu post cheio de dicas práticas e eficientes para ajudar a organizar a casa! Menina por mais que eu arrume tudo não demora muito pra parecer que passou um furacão kkkk E já que você também se interessa por bordados, costuras, artesanato em geral, aproveito, então, para deixar uma dica imperdível. É o Momento Döhler, workshop gratuito de artesanato que já passou por mais de 4 estados, reunindo mais de três mil pessoas, e agora, nos dias 16 e 17 de novembro, chega a Porto Alegre (RS).

    Dá uma olhada lá no meu blog. www.blogdadede.com.br

    Beijo da Dedê

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