Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2016

Jardinagem à Sua Mão

Olá Amiga

     Se você é como eu, adora uma plantinha e umas florezinhas, mas quase não tem tempo ou entende o suficiente para se sair bem neste assunto. Eu vivo tentando, mas ainda não acertei a mão. Esta tarefa acaba sendo feita pela minha secretária de casa, graças a Deus, ela tem mão boa para plantinhas.

Resultado de imagem
Pleomele

     Mas eu não desisto, não. Até ganhei umas sementes de diversos tipos de pimenta, minha plantinha favorita para tentar cultivar ( ainda não deu certo, mas um dia eu consigo! ). Adoro uma pimenta em planta. Já comer, somente as mais brandas. Ardidinho é bom, mas sem exageros!

Resultado de imagem
Pimenta

     Bem, recebo a revista Casa & Jardim mensalmente e na edição de setembro ( OK, estou bem atrasada nas minhas leituras, culpa da Feira do Livro, matéria para vários posts do blog, aguarde! ), achei algumas dicas bem legais, que seguem:

     Mais do que uma questão de gosto, a escolha da espécie deve ser feita seguindo algumas informações, como quantas horas de sol a área recebe? Bate sol só pela manhã, o dia todo ou só a tarde? A ventilação é frequente? A partir deste levantamento, fica mais fácil escolher as plantas ideais para habitar a sua área verde.

Resultado de imagem para maranta
Maranta

Plantas para áreas internas: estas espécies vivem bem com iluminação controlada e pouca ventilação. Invista em pata-de-elefante, iúca, pacová, maranta, lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, bromélia, pau d'água e zamioculca.

Só não sei que escolheu estes nomes para as pobres plantinhas. Faça como eu: leve uma colinha quando for à floricultura para não esquecer esses nomes.

Resultado de imagem
Pau D'água ou Dracena

Plantas tóxicas: todo ano ocorrem cerca de 2.000 casos de intoxicações por plantas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Destes, cerca de 70% atingem crianças, que acabam se intoxicando com plantas cultivadas em vasos dentro de suas residências ( sem falar nos nossos queridos pets! ). Algumas espécies, caso sejam tocadas, causam coceira e vermelhidão na pele; outras, se ingeridas, podem provocar vômitos, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos e, em alguns casos, até a morte. Por isso, tome cuidado com a trombeteira, copo-de-leite, coroa-de-cristo, bico-de-papagaio, antúrio, mamona, avelós, giesta e, como o nome já sugere, comigo-ninguém-pode.

Resultado de imagem
Comigo-ninguém-pode

Flores que mancham: se você não abre mão de ter um gerânio, quaresmeira, jasmim-manda ou amoreira em seu jardim, prefira plantá-las em um canteiro com forração natural, porque essas espécies podem manchar o piso. Apesar de lindas, as flores da quaresmeira podem manchar até mesmo a tinta de carros, por isso, mantenha a espécie bem longe de garagens.

Resultado de imagem para quaresmeira
Quaresmeira

Sombra: em áreas sombreadas, invista em plantas que aceitam o cultivo sob a luz indireta, como o pacová, lírio-da-paz, prímula, guaimbé, clívia, maranta, leia-rubra, pata-de-elefante, pleomele, espada-de-são-jorge, asplênio, bambu-mossô, ripsális e sapatinho-de-judia.

Resultado de imagem para pacová
Pacová

Sol: Em áreas que recebem quatro ou mais horas diárias de luz direta, escolha plantas que gostam de sol pleno, como beri, petúnia, alpínia, camarão-amarelo, moreia, murta, hortência, capim-do-texas, lantana, palmeira-fênix, onze-horas ( essa eu conheço!!! ), hibisco            ( dá até para fazer seu chá ), gardênia, fórmio, ripsális, sempre-viva ( outra que eu conheço!!!! ), camélia           ( saudades da Chanel ), suculentas ( essas tem até no supermercado e são umas gracinhas! ) e clúsia. E os meus preferidos: cactus!!

Resultado de imagem para camarão amarelo
Camarão-amarelo

Dica: tente criar um jardim de sensações: ao escolher as espécies, leve em conta o tom e a textura das folhas, a época da floração, o perfume e a cor das flores.

Resultado de imagem para lanterninha chinesa planta
Lanterninha-chinesa

Bem, amiga, eu acho toda essa estória de plantinhas bem complicada, mas se você topar ser minha parceira, podemos tentar juntas descobrir alguns de seus segredos. Você topa?
Eu começo amanhã, mesmo. Tenho as sementinhas de diversas pimentas que ganhei de um amigo que as planta em Minas Gerais. Vou registrar seu plantio e cuidados e postar aqui, com outras dicas mais para avançarmos neste descobrimento dos verdinhos. 
Conto com você! Mande fotos e registros seus para mim. Adoro compartilhar!

     Abraços,

     Karla Knorr




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!