Trabalhos em feltro são lindos, mas muito poucas artesãs de patchwork no Brasil incluem este tecido em seus projetos. Por quê? Tudo certo que não é fácil de trabalhar como o algodão e que quando sujo é mais difícil de limpar, mas acredito ser este um bom desafio para nós todas que amamos projetos desafiadores.
E para incentivá-la nesta aventura assim não tão aventurística ( tá, eu inventei esta palavra! ), seguem dicas da Revista Artesanato que podem facilitar a sua vida, além de um molde de cupcake para você treinar um pouco.
1. Corte do Feltro: cortar o feltro pode ser uma tarefa bastante frustrante e, por isso, é preciso ter muita atenção ao desempenhar esta tarefa, já que a costura perfeita do feltro sempre começa com um corte exato.
O grande truque desta etapa é produzir moldes com os formatos dos cortes que você precisará usar em um papel termocolante. Corte este papel no feltro com um ferro quente ( mas não muito, só o suficiente para o papel aderir adequadamente ) e recorte-o usando o molde como guia. Após terminar de cortar, retire o papel termocolante e você terá cortes perfeitos de feltro.
2. Costura à Mão: na hora da costura , artesãos optam por fazê-la à mão, uma vez que o resultado é mais detalhado e minucioso. Inclusive, alguns artesãos, acreditam que a costura à mão no feltro é também mais fácil do que à máquina.
Para realizar esta tarefa é preciso escolher uma agulha média, pois uma muito fina pode quebrar ao tentar atravessar as camadas do feltro e uma muito grossa pode produzir buracos no tecido. Para costurar à mão é preciso ter uma boa consistência de produção de pontos e calcular bem os espaçamentos ( nada que a prática não aprimore, não se desespere se você está iniciando, pratique ). Pontos bem feitos geram um resultado atrativo; caso contrário, o seu produto não terá acabamento bonito ( essencial para o patch ) e não chamará a atenção.
3. Cuidados: o feltro precisa de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado com negligência você provavelmente danificará a sua peça, eliminando qualquer chance de recuperação. Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, caso seja lavado à máquina ou esfregado, os seus componentes serão comprometidos e isso prejudicará o seu estado original. Por isso, sempre siga as dicas abaixo para limpar a sua peça da maneira correta:
- caso derrame algum líquido - em pouca quantidade - no feltro ou perceber que ele está com acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido;
- espere o líquido derramado secar antes de limpá-lo com o pano umedecido, caso contrário, você irá espalhar ainda mais o líquido pelo tecido;
- se perceber que o líquido derramado poderá manchar o feltro, lave-o imediatamente;
- ao lavar o feltro use água fria, jogue rodelas de limão fresco na água ( também vi referência ao vinagre banco ) para retirar a mancha e deixe-o secar naturalmente e na sombra. Durante o processo de lavagem nunca esfregue o feltro para não danificá-lo; e
- nunca torça ou esprema sua peça para não deformá-la ou esgarçá-la.
molde de cupcake
As fotos já me incentivaram a desenvolver algum produto e desafio você a enviar uma foto de seu trabalho para publicarmos no blog. Mande para mim.
Karla
Karla que bom que voltaste a postar. Amo teu bom gosto e tuas dicas! Um grande abraço, fica com Deus .
ResponderExcluirObrigada Marilda. Saudade das nossas aulas. Bjs
ResponderExcluir