Olá Amiga
Então, nada mais interessante do que postar dicas sobre fios e agulhas, colhidas do Dicionário de Pontos da Lucinda Ganderton. A mim ajudou muito na hora de escolher como decorar meus projetos. Vamos lá!
FIOS
- Sedas e Algodões: podem ser de fios únicos ou de fios torcidos. A seda natural e a fabricada e o algodão perlé têm bastante brilho, enquanto o algodão mouliné dá um acabamento mais delicado. Use mouliné ou um fio de algodão mais grosso para uma aparência mais robusta. Os fios metálicos dão maior interesse à textura e a fita de seda é usada para bordar rosas e flores realistas.
fios perlé
fios mouliné
fios torcidos
fios de algodão
- A lã de tapeçaria mais grossa tem 4 fios, usada em talagarça de 10 a 14 fios. Use vários fios de lã fina de 2 fios em talagarça ou em um único fio em tecido. A lã persa tem 3 fios de peso médio facilmente separáveis: use dois ou três para tapeçaria e um para bordados em tecido.
fios de lâ persa
AGULHAS
A escolha correta da agulha é essencial para qualquer tipo de bordado ou tapeçaria. Há cinco tipos de agulhas usadas para pontos decorativos, cada uma com seu uso próprio. Todas elas têm várias grossuras e comprimentos; escolha uma que possa ser enfiada facilmente e que passe bem através do tecido sem o rasgar.
- Tipos de Agulhas: as de chenille tem ponta afiada, destinadas para trabalhos em tecidos grossos. As agulhas sem ponta para tapeçaria têm um buraco oval comprido e são usadas em cânhamo e talagarça em trabalhos com fios contados e em todo o tipo de trabalhos de fios puxados.
Para patchwork temos agulhas especiais para hand quilting, appliqué, artesanato e muitas mais.
Enfim, temos agulhas para cada uma das nossas necessidades e para cada uma das técnicas de trabalhos manuais que queremos desenvolver.
Que vontade de costurar!!!!!
Abraço
Karla
onde achar essas linhas para bordar a mao
ResponderExcluir