Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A Representação das Cores

Olá Amiga

     Algumas colegas pediram para eu escrever um pouco mais sobre cores, mas tem sido bem difícil encontrar algum artigo interessante, que não seja o básico que sempre aparece na internet.Cores para Casas


   
Imagem relacionada

     Pois não é que comprei um daqueles livros de colorir, que naturalmente adoro pintar com minhas filhas, principalmente na praia, e descobri um texto bem legal sobre a importância das cores, que achei interessante compartilhar com vocês, como segue:

     O uso da cor como prática terapêutica tem origens egípcias e já era conhecido antes da era cristã. Hoje, os cientistas buscam entender como isso funciona e, para explicar seus mecanismos, utilizam conceitos da Física. Uma das teorias baseia-se nos efeitos da luz sobre as diferentes frequências dos hormônios produzidos pelo cérebro humano, especialmente a melatonina e a seratonina. Para compreender este processo, basta pensar no relógio biológico. Regulado, sincronizado e coordenado pelo ritmo circadiano, ele depende da luz ambiental para executar suas funções.
     
     A partir deste conceito, o uso das cores como terapia tem como objetivo restabelecer o equilíbrio bioenergético ( força vital ). Parte-se do pressuposto de que os males que afetam o homem têm sua origem nos níveis emocional e mental. Manipular as cores, então, pode atuar nos pontos de desequilíbrio. Por isso, as cores devem ser escolhidas de forma intuitiva, desde que se componham de uma cor fria e uma quente, pois elas estarão agindo em um nível mais sutil.

Resultado de imagem para cores fotos

     A perfeita combinação de cores: o mundo está repleto de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, yin e yang. A influência das cores pode ser notada não somente na decoração, mas também na maneira de vestir, como terapia, na expressão de um quadro, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas. Quando escolher as melhores cores para o seu projeto, tenha em mente trazer harmonia.

Vermelho + Verde, Amarelo ou Azul: é uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa vida. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho.

Laranja + Azul: ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos estimulam comunicação, a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. O laranja-claro proporciona sensação de conforto, alegria e expressividade. Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada de azul.

Rosa + Branco e tons de Rosa mais quentes: tons rosados trazem calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoal mais ativas e desejosas de progresso.

Amarelo, com pouco Branco: cor de grande energia associada ao sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir-se para novas ideias. O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade.

Verde e Verde-Claro: á a cor do equilíbrio e da harmonia. É uma cor que está associada com a autoestima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, trazendo uma sensação de liberdade e fluidez. O verde-claro é ótimo para crianças.

Azul e Azul Escuro: o azul terapêutico relaxa, acalma e esfria. Pode ser associado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o trabalho frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete à integridade e honestidade.

Violeta + Amarelo ou Verde: a cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideias nobres, como devoção e lealdade. Quando usado com o amarelo estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.

Púrpura + Verde: ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.

Magenta + Verde: cor animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Grande harmonia quando usada com o verde.

Turquesa + cores quentes: é uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Só Marrom: cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. Transmite energia positiva.

Cinza + cores quentes: embora muitos digam que é uma cor de neutralidade. está associada ao medo e à negatividade. Use tons mais claros e sempre acompanhados de cores quentes.
   
Branco vai com tudo: realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida.

Resultado de imagem para cores fotos
     Interessante, não?

     Abraço.

     Karla Knorr

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!