Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Materiais para Patchwork

Olá Amiga

    Não sei como está o tempo onde você mora, mas aqui no sul está chovendo muito, friozinho, um domingo perfeito para acender a lareira, ou no meu caso o fogão à lenha do atelier e costurar o dia inteiro. Uma delícia! Então achei esta guirlanda bem própria para inspiração neste dia chuvoso.

guirlanda de outubro

temas de comidinhas sempre são bem lembrados para projetos de dias chuvosos

caprichar nos acabamentos também é uma boa pedida para seus projetos ficarem com o seu jeitinho 

     Seguindo as dicas para seus materiais de patch, hoje na coluna vamos falar de tesouras, papel cola e linhas.

     Papel Cola ou Termocolante: usado para aplicações de tecido, é encontrado em lojas de patch e artesanatos. Existem os importados e os nacionais. 
     Os importados não grudam na agulha e o seu caseado fica mais perfeitinho. Recomendo, sempre, casear a aplicação ou bordar a peça para não haver problema de descolamento, embora existam versões heavy     ( mais resistentes ) de papéis importados que permitem aplicações e lavagens sem necessidade de caseados para fixar as peças. Para os importados existem ainda em 2 versões, uma versão de papel mais estreito        ( para usar este papel você tem que ter cuidado ao montar a sua sua aplicação, pois ele se desloca muito facilmente ) e uma versão chamada HeatBond, de melhor força de colagem ou ainda HeatnBond Lite e UltraBond. Ambos os papéis importados requerem baixa temperatura para a aplicação em ferro de passar. Se você aplicar vapor ou  a temperatura muito elevada, a cola queima e você perde a peça de aplicação. Recomendo que você faça um pequeno teste de temperatura quando comprar um novo papel cola.
     Já os papéis nacionais, apesar de terem sua qualidade muito melhorada ultimamente, são grudentos e podem manchar suas peças se você não tiver  cuidado ao aplicar calor. Mantenha suas mãos limpas e limpe a agulha com álcool de vez em quando ao casear, para que seu trabalho fique com qualidade. A vantagem deste papel é que é muito mais largo e barato que os importados.
     Enfim, sugiro que você teste os dois papéis e defina qual deles está mais de acordo coma sua necessidade e gosto.

     Vamos aproveitar que estamos falando de colagens para falar do ferro de passar. Sugiro fortemente que você tenha um ferro somente para fazer seus trabalhos em patch e com o tempo um ferro de passar somente para as aplicações. Veja que você estará usando colas e papéis cola e, as vezes, ao colar peças bem pequenas, a cola acaba passando para a base do ferro e você corre o risco de, ao passar outra peça de trabalho, manchar definitivamente seu trabalho. isso acontece até com as melhores patchworqueiras e obviamente é muito chato. Então, enquanto você não adquire um ferro exclusivo para este fim, sempre limpe seu ferro de passar ao finalizar uma atividade de aplicação com cola.
     Outra dica... você pode ter um ferro bem simples para patch, pois os ferros à vapor não são recomendados. O vapor pode manchar seus tecidos. 
     Já para passar melhor seus tecidos e desfazer aquelas marcas de dobraduras, faça uma solução de água com uma colher de álcool e a coloque em um borrifador. Você pode usá-la para aspergir nos tecidos na preparação e corte de seus projetos.

     Tesouras: procure adquirir tesouras de boa qualidade. O corte de tecidos é um fator importantíssimo para garantir a qualidade de seu trabalho e requer uma tesoura exclusiva para este fim. Recomendo as de aço inox, sempre.
     Com o tempo sugiro que você tenha uma tesoura exclusiva para tecido, uma para papéis e outra para mantas acrílicas ou de algodão. Cada material tem sua textura própria e vai desgastar o fio da tesoura de forma diferente, o que afetará os demais cortes que vocês irá fazer. 
     Normalmente temos uma tesoura alemã pássaro, pequena, com a forma de um pássaro dourado na base. Esta tesoura é usada para arremates e bordados. Também usamos a tesoura de picote, a qual uso muito para acabamentos em bichinhos e peças decorativa. Pode-se adquirir ainda uma tesoura teflonada para cortes de papéis colantes. Esta tesoura é usada para scrapbooking e você pode compartilhar com o patch.

     Linhas: as linhas 100% algodão são as mais recomendadas e utilizadas para patchwork, pois como usamos ferro de passar para abrir as costuras, corre-se o risco de, ao usar-se linhas de poliéster, que o calor derreta a linha você comprometa sua costura. 
     Normalmente usa-se a linha de patchwork para quilt e caseados e a de algodão para costurar à mão ou à máquina de costura ( observe as próprias para costura à máquina ).
     Hoje eu uso muito a linha sulky para caseados. É uma linha mais nobre, brilhante e confere um acabamento muito bom à peça. Gosto muito da sylko para dobra de agulha e aplicações, também.
     Existem ainda linhas invisíveis, que não aparecem no seu trabalho e aquelas que se desmancham quando aplicado calor, estas bem específicas para determinadas técnicas. Linhas metalizadas sõa muito usadas nas épocas de Natal e Páscoa. 

     Além destes materiais básicos, você deve ter uma boa fita métrica em centímetros ( se você achar, sugiro adquirir uma fita métrica em polegadas, também ), um abridor de costuras, entretela para foundation            ( técnica de patchwork ), variados estêncils ( usados para marcar diferentes modelos para quilt ), papel manteiga ( para moldes ), papelão ou cartolina para moldes, botões e peças de aplicação, retalhos de tecidos ( sempre de algodão ), rendinhas, contas e miçangas, pincéis e tintas para tecidos.
     Algumas técnicas requerem materiais específicos, mas para estes recomendo consultar sua professora ou as vendedoras das lojas especializadas para que você não corra o risco de adquirir materiais errados.

     Bem, acho que o básico foi descrito nestas últimas colunas e espero que tenha lhes dado uma boa idéia. 

     Boa semana para você.
     Karla

6 comentários:

  1. Adorei as dicas ... Obrigada por compartilhar!!

    Beijos em seu ♥
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas. Adoro seu trabalho.
    Beijos e obrigada...
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Amigas
    Obrigada pelos seus comentários. Escrevam para pedir dicas especiais.
    Abraço
    Karla Knorr

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Deus continue te abençoando.
    Bjs .nita de Barra de jangada

    ResponderExcluir
  5. Karla boa noite. Eu fiz um curso para patch manual( uma bolsa ) tinha os moldes, nao fiz a bolsa,e perdi os moldes, agora penso em fazer um colcha e aoroveitar os blocos ja feitos,fica feio? O desenho tem ser padronizado?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário!