Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

E chega o Final de Ano !!!!

 
Olá Amiga
 
     OK, ok, ok......eu sei que ando com muita preguiça de escrever o blog, mas vamos combinar que eu estava precisando e merecendo um descanso!!!! Mas devido aos muitos e-mails e mensagens recebidas ( obrigada pelo carinho !!! ) pedindo novidades e ideias para o Natal e para enfeitar a casa, tanto no final de ano, quanto no início do Ano Novo, prometo atualizar a coluna com maior frequência.
 
     Ainda selecionei algumas dicas sobre tecidos, bem interessantes, que encontrei na 2ª edição do Manual Básico de Patchwork da Revista Patch e Afins de alguns anos atrás.
 
" Retalhos são pequenas jóias. Não jogue fora! Se tem mais que 2cm, então é retalho e poderá ser muito valioso um dia. Reserve uma caixa, pote ou saquinho ( eu tenho algumas caixas e saquinhos separados por cores!!! ) para guarda-los. Isso não é apenas uma questão de economia. A variedade acumulada servirá para a montagem de trabalhos lindos que sem a disponibilidade destes restinhos, não seriam possíveis.
Charms: é a denominação dos retalhos quadrados cortados com um tamanho determinado ( os mais comuns são de 5", mais ou menos 12,5cm ). Mas existem charms que vão desde 2cm até 30cm. Faça saquinhos identificando os tamanhos e recorte sobras de tecidos em tamanhos de charms. Vá juntando, que em pouco tempo haverá material suficiente para a produção de um trabalho lindo. 
Não use amaciante na água em que for lavar os tecidos, a não ser que eles não sejam usados para aplicações com entretela colante ou papel termocolante. O uso de produtos químicos como amaciante ou sprays para passar interfere na química utilizada neles e atrapalha  a fixação.
Guarde também em potes restinhos de papel termocolante novos ou já com tecido aplicado. Os que já estão com tecido poderão ser aproveitados em trabalhos que precisem de pedaços pequenos, como aplicações de flores, folhas e outros detalhes.  
Camisas, roupas de criança , lençóis e quaisquer tecidos antigos, mesmo usados, podem render peças lindas e com um valor histórico incalculável. Portanto,  guarde todas essas peças que tem pedaços em bom estado. A melhor forma de fazer isso e não cair na tentação de jogar fora é desmanchar as peças e montar pequenos kits de retalhos. Prenda nesses retalhos de tecido, com um alinhavo, um pedaço de papel com sua história."

     E agora uma dica minha: NUNCA guarde tecidos ou trabalhos inacabados ( e todas nós sabemos que temos alguns que não estamos com vontade de finalizar em algum momento! ) com alfinetes, pelo menos se estes não forem em aço inox, única exceção possível.
 
     E por falar em trabalhos inacabados, confesso que sempre tenho alguns. Quando enjoo de algum que esteja fazendo ou quando outro me motiva mais, eu os guardo em caixas plásticas, daquelas brancas com prendedores coloridos que se compra em supermercado. As amigas mais organizadas identificam o seu conteúdo com etiquetas na lateral da caixa, para facilitar a busca destes trabalhos, quando a vontade voltar. E me acredite, mais cedo ou mais tarde a vontade de finalizá-los voltará.
 
     Agora seguem algumas peças encomendadas por uma amiga para seus presentinhos. São boas dicas para o Natal e para aqueles presentes que sempre surgem no final ou início de ano. Eu já estou preparando alguns para mim!

Caixas para bombons e panetone

Detalhe da lateral das caixas ( pequena com 7cm de altura e grande com 13cm de altura )

Pote para balinhas e biscoitos

Saquinhos em tecido para lembrancinhas e presentinhos ( acompanha uma fita para fechamento )

Panô de renas e presentinhos de 104cm por 46cm ( eu colocaria na sala de estar, perto da árvore de Natal: UM LUXO!!! )

Detalhe do panô de renas

Outro detalhe do panô

Guirlanda de Natal 2013 ( 44cm )
 
Trilho de Natal com pano assado e aplicações ( 37cm por 96cm )

Detalhes das aplicações

Toalha de mesa quadrada feita com coffee fabric de 1,20m e aplicações
 
Detalhes da aplicação nos quatro cantos da toalha
 
Etiqueta para personalizar seu presente especial
 
     Essas foram as dicas de hoje. Espero que você as aproveite e mais do que tudo, possa curtir as peças em patchwork.
 
     Um abraço
 
     Karla




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!