Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cuidados com sua Lâmina de Corte

Olá Amiga

    A lâmina de corte é uma das ferramenta de patchwork mais usadas e importantes. Através dela cortamos os preciosos pedacinhos de tecidos que vão compor nosso trabalho. Portanto, cuidar desta ferramenta significa manter o seu trabalho com alta qualidade.
 
     Lembre-se sempre: NUNCA rasgue o tecido para usar em seus quilts. Mesmo que você vá acertar o tamanho do quilt com lâmina de corte, o tecido fica esgarçado e as medidas requeridas não combinarão no final. Afinal, os tecidos recomendados para patch são de algodão 100%, que tem fibras mais frágeis que os sintéticos, deformando facilmente quando tensionados, o que ocorre quando o rasgamos.
 
    Seguem alguns cuidados para manter seu cortador com qualidade por mais tempo:
 
1. Sempre guarde o cortador com a lâmina retraída, isto é, fechada. Mantenha-a longe do alcance de crianças. Tenha certeza de cortar os tecidos em uma placa de corte limpa. Alfinetes e outros acessórios de metal podem causar "dentes" na lâmina. Cuide-se para não deixar nenhum dedo no caminho da lâmina. Eu mesma já cortei diversas unhas e já presenciei um corte profundo por falta de cuidado ao manusear a lâmina.
 
2. Periodicamente remova a lâmina do cortador e cuidadosamente a limpe, removendo o pó e qualquer resíduo que possa estar aderido a ela ou ao cortador: desmonte o cortador, mantendo suas partes dispostas na sequência em que foram removidas. Coloque uma pequena gota de óleo de máquina de costura em torno do centro da lâmina, no cortador, antes de monta-lo novamente.
 
3. Substitua a lâmina sempre que necessário. Execute o mesmo procedimento da limpeza, desmontando e separando as partes do cortador, conforme são removidas, para facilitar sua remontagem, Coloque uma lâmina nova e monte o cortador. Disponha a lâmina removida na embalagem da lâmina nova. Você pode levar a lâmina velha até a sua loja de patch de confiança para que esta a descarte, pois eles certamente devem ter separação seletiva para partes metálicas.
 
4. Alta umidade pode enferrujar a lâmina de corte. Como prevenção, guarde o cortador em um lugar seco e arejado.
 
5. Nunca corte fibras sintéticas ( mantas ) com lâminas de corte. Para cortá-las, use uma tesoura específica para este fim.
 
6. O trio cortador, base para corte e régua de acrílico são o seu melhor amigo para a manutenção do fio de corte por tempo prolongado. Sempre é um bom investimento ter qualidade neste trio.
 
     Se você está iniciando e quer comprar somente um cortador para começar, sugiro adquirir a lâmina de 45mm. Encontra-se cortadores de pelo menos três tamanhos de lâmina diferentes. O de 45" é a melhor pedida.
 
     Viu como é fácil? Com estes cuidados básicos sua lâmina durará o dobro do tempo.

     E para inspirá-la, afinal hoje ainda é início de semana, compartilho um poema de Pablo Neruda em Antología Poética II:

     " Ahora me dejen tranquilo.
Ahora se acostumbren sin mí.
 
Yo voy a cerrar los ojos.
 
Y solo quiero cinco cosas,
cinco raices preferidas.
 
Una es el amor sin fin.
 
La segunda es ver el otoño.
No puedo ser sin que las hojas
vuelen y vuelen a la tierra.
 
Lo tercero es el grave invierno,
la lluvia que amé, la caricia
del fuego en el frío silvestre.
 
En cuarto lugar el verano
redondo como una sandía.
 
La quinta cosa son tus ojos.
Matilde mía, bienamada,
no quiero dormir sin tus ojos,
no quiero ser sin que me mires:
yo cambio la primavera
por que tú me sigas mirando.
 
Amigos, eso es cuanto quiero.
Es casi nada y casi todo."
 
     Maravilhoso, não é?
     Até a próxima coluna.
 
     Karla

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!