Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tirando o Mofo

 
Olá Amiga
 
     Não, não me refiro à remoção do mofo de tecidos e peças de patch. Estou falando de tirarmos o mofo que se acumulou em nós mesmas durante o inverno. Falo em tirar as roupas fresquinhas do guarda-roupas e experimentá-las, em sentir o toque dos tecidos levinhos no corpo e sentir o vento morno no rosto. Em pisar pela primeira vez, desde o último verão, nas águas do mar.
     Não sei se você também se sente assim quando o calor da primavera está voltando, mas eu me sinto como se me renovasse novamente. Tenho vontade de caminhar, de passear, de visitar novos lugares, de sentir os pés descalços, de sentir o roçar dos tecidos nas pernas, de plantar e renovar as minhas plantinhas, de fazer novas almofadas para a sala e de decorar a casa para o Natal. Sinto todas essas coisas juntas na primavera. Será que estou virando uma abelhinha?
     Com certeza as minhas pequenas estão. Olha só a Lulu correndo no mar ( mesmo com a água não muito limpa e um baita ventão ) alegre e solta, neste último feriado.
 
Lulu tirando o mofo!!
 
     E quanto às plantinhas? Algumas amigas me perguntaram como estavam as minhas orquídeas, que todos os anos, quando estão florindo, posto nesta coluna. É isso ai!!! Algumas amigas seguem as minhas florezinhas e não a minha coluna! Bárbaro, como fala a Carmen, minha amiga espanhola! Quem vai discutir tamanho bom gosto?
     Bem, amiga, este ano nem todas elas resolveram aparecer. Algumas ainda estão tímidas. Talvez eu não tenha dispensado tanta atenção a elas como costumava fazer antes, quando floriam, lindas, para o nosso deleite. Mas a minha fiel escudeira branquinha, que fica no atelier em casa, e que eu tenho o prazer de ver todos os dias, floriu para anunciar que a época de tirar o mofo chegou. A compartilho com você !



Minha escudeira mais fiél!!!
 
 
     Mas ok, vamos falar um pouquinho de limpeza dos mofos reais, que aparecem em nossa casa devido à umidade do inverno. Primeiramente vou lhe indicar uma boa leitura. Separei dois livros que são bem legais e úteis para aprendermos a fazer nossos próprios detergentes e limpadores e para conhecermos novas e corretas maneiras de remover aquelas manchas de gordura, vinho ou mofo. E nestas edições ainda encontramos dicas de organização e segurança.
 
 
Casa Limpa e Arrumada - Donna Smallin - Editora Gente
Guia de Casa e Jardim de Organização - Editora Globo
 
     Eu acho que já dei estas dicas de livros antes, mas vamos combinar.... é um saco buscar dicas antigas em blogs e a nossa memória sempre precisa de uma refrescadinha, não é? E estes valem o seu preço.
 
     Separei alguns hints para você. " Os fungos e bolores são, na verdade, organismos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos e causam problemas que variam de frieiras ( pé-de-atleta ) a crises de asma ( você conhece alguém que não tenha alguém com asma alérgica em sua família bem próxima? Eu não!!! A Lulu tem bastante ), além de outros distúrbios respiratórios. " Então vamos arejar!!!!
 
     " Faça você mesma o seu limpador multiuso:  misture 1 colher de chá de sabão-detergente à base de óleo vegetal, 1 colher de chá de sabão-detergente à base de bórax e 2 colheres de sopa de vinagre branco a um quarto de litro de água quente. "
     É só olhar a lista de conteúdo no rótulo dos produtos de limpeza no supermercado que você acha os ingredientes.
 
     " Produto de Limpeza Natural com Desinfetante: misture 15 gotas de extrato de sementes de toranja com 2 xícaras de água morna e ponha a mistura em um frasco borrifador. Dobre a dosagem do extrato se quiser uma solução poderosa para as tarefas mais pesadas. O extrato de sementes de toranja também alveja pias, banheiras e azulejos. " OK, extrato de toranja não é assim tão moleza de encontrar, mas procure em uma casa de produtos naturais de sua confiança e peça a eles que comprem para você. Tenho certeza que você consegue!
 
     Bem, mas o mofo ou bolor estiverem muito fortes e você não quer ter o trabalho de fazer os seus próprios produtos? Então neste caso, faça o seguinte: esfregue a área afetada com uma solução fraca de detergente, por exemplo, algumas gotas de detergente líquido dissolvidas em água quente. Depois esfregue com uma solução de 1/4 de xícara de alvejante à base de cloro líquido diluído em 1 litro de água. Espere 20 minutos e repita a operação.
     O vinagre puro é uma alternativa natural ao alvejante à base de cloro líquido, embora não seja tão eficiente quanto ele para eliminar os esporos de bolor. Para usá-lo, derrame vinagre branco destilado em um borrifador e borrife diretamente na área mofada. Deixe o vinagre agir - não o enxague. Mas não use o vinagre no rejunte, pois ele pode corroê-lo. Outros produto natural para eliminar mofo e bolor é o chá de érica, também encontrado em lojas de produtos naturais.
 
     E ai? Gostou das dicas? Vamos dar um fim no nosso mofo?
     Se você tiver alguma outra dica que queira compartilha com todas nós amigas de patch, é só escrever nos comentários.
 
     Abraços bem arejados para você e até a próxima coluna.
 
     Karla
 
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!