Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Olá Amiga

     Hoje vamos prosseguir nas dicas básicas para o patchwork. Você já conhece as ferramentas básicas, mas ao longo do tempo, se você se apaixonar pelo patch como eu, vai adquirindo para facilitar seu trabalho e fazer projetos cada vez com maior qualidade.
     Então seguem as novas dicas:

Aula de uso de linha e possibilidades de pontos em máquina de costura. Observe que quanto mais linhas e opções de cores você tiver, maior serão as possibilidades de diversificar e incrementar seus projetos.

Claro que não pode faltar o chimarrão na hora do patch, aqui no RS

     Já fica a orientação sobre a iluminação: preferencialmente luz natural, então, se você puder, arrume o seu cantinho de patch perto de uma janela. E lembre-se que precisamos de 10 vezes mais luz para costurar do que a necessária para atividades manuais usuais. Somente desta forma você conserva seus olhos sempre saudáveis e produz peças de alta qualidade. Observe que dependendo da cor da lâmpada usada, a cor de seu trabalho ficará diferente. Então sempre cheque a paleta ( seleção ) de cores na luz natural antes de iniciar seu trabalho. Dica de garantia de que você vai gostar do seu trabalho ao acabá-lo.

                                                         Mesa de passar confeccionada para patchwork ( deve ficar em cima de um balcão ou mesa, junto com o ferro de passar )

                                                          Foto de uma aula de patchwork em POA ( para quem não sabe, eu sou a que está de vermelho. Que saudades destas aulas na loja !!!)

     Alfinetes: obviamente você começa com os alfinetes que tem em casa, mas se você for comprá-los, dê preferência para alfinetes próprios para patch e para aqueles que se adaptam às máquinas de costura sem quebrar a agulha da máquina. Desta forma você investe somente uma vez. Estes alfinetes são fininhos e longos e tem cabeça achatada.
     Quanto mais finos, melhor, assim não deixam marcas no tecido, o que pode acontecer com os mais grossos, assim como com aqueles alfinetes de segurança para fraldas. Cabeça grande e achatada também é recomendável, mas para marcações para alinhavo ou quilt, você pode usar uns com cabeça de bolinha. Os amarelos da Clover são os meus preferidos. Sempre em aço inox para não enferrujarem, o que pode danificar permanentemente seu trabalho.
      Existem ainda alfinetes próprios para a técnica Aplicação. estes são bem pequenos e finos para não atrapalhar seus pontos invisíveis. São importados e um pouco chatos de achar, mas consulte lojas de patch via internet antes de se deslocar para comprá-los. A Clover possui uma boa variedade de materiais para patch. 

     Agulhas: as mais usadas são apropriadas para quilt. São pequenas e pontiagudas, bem finas. Quanto menor a agulha, mais precisos serão os seus pontos. Com o tempo você será capaz de notar uma grande diferença ao usar agulhas diferentes.
     Agulhas importadas tem numeração e variam das menores às mais longas. Ótima opção para adquirir agulhas para a maior parte se seus trabalhos. São encontradas em blisters multi-produtos. A mais recomendada é a nº 10, se você optar por adquirir somente uma.
     A qualidade da sua agulha vai determinar a qualidade do seu trabalho e os danos que poderão ser feitos no seu tecido e linha. Desta forma, invista sempre em boas agulhas.
     Existem ainda agulhas para cegos, que, apesar do nome, não são para cegos, mas para quem tem dificuldade de passar a linha pela agulha. Elas possuem um rasgo na cabeça para não precisarmos mirar a linha na passagem pela agulha.
     Ainda encontramos as agulhas que não quebram ou entortam; naturalmente uma opção importada. Interessante para quem aplica muita força nos dedos ao costurar.

      Dedais: dedais são uma controvérsia...para aquelas que nunca usaram, é difícil de adaptar-se, mas para quem vai iniciar, recomendo fortemente, principalmente para quilt em várias camadas de tecido. 
      Escolher dedais é uma atividade bem particular. Você tem que definir o que melhor fica no tamanho do seu dedo ( normalmente são encontrados nos tamanhos pequeno, médio e grande ) e aquele de material que melhor você tolere. Eu gosto muito dos de silicone, que se moldam bem ao dedo e dos de couro, mas não muito macios. É possivel encontra-los em couro reforçado, não muito macio ( furam muito rapidamente e protegem pouco ) e os mais duros ( com vários reforços e que deixam a ponta dos dedos dura ). ainda encontramos em plástico, epóxi, metal e outros materiais.

     Cola: a cola deve ser específica para tecidos. Se você for colar outro material no tecido, não esqueça de consultar o rótulo do frasco para se certificar que é o apropriado.
     Existem colas especiais para algumas aplicações específicas, como em bastão ( caneta ) para afixar bordas e frisos, em bastão de EVA ( cola quente ) indicada para fazer bichinhos, bonecas e guirlandas, as temporárias, para somente fixar o tecido o tempo suficiente para costurar e ainda a spray, para fixar as camadas dos tecidos e manta, antes de quiltar. 
     Se você optar por aplicar colas, certifique-se que elas sejam de boa qualidade para não manchar o trabalho, nem grudar na agulha.

     Lápiz 3B: esta ferramenta é barata e fácil de encontrar em qualquer papelaria. É indispensável para você riscar seus moldes nos tecidos. 
     Existem as versões coloridas, prateada ( excelente ) e que se apaguem em algumas horas ou podem ser removidos com água.

     Giz de alfaiate: alternativa para os riscos à lápiz. Facilita a observação da marcação. Se você preferir usar o giz, verifique que não contenha cera em sua formulação para não manchar seu tecido.
   
     Bem, agora preciso buscar a Lulu na escola. Espero que tenha ajudado. Na próxima edição vamos finalizar as ferramentas e materiais e vamos nos concentrar nas dicas de tecido.

     Boa semana para você.
     Karla

Um comentário:

  1. Muito obrigada pelas dicas, Karla. São preciosidades que nos pouparão tempo, dinheiro e muita dor de cabeça.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário!