Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016


Olá Amiga

     A cor tem papel protagonista de acordo com a proposta do projeto que você quer desenvolver. É complemento obrigatório. Além disso, as cores são capazes de provocar sensações e influenciar o humor. Você sabia disso?

                                              


     Eu senti necessidade de melhor explorar este universo, já que pensamos em cores quando escolhemos a roupa que vamos usar, as cores do projeto de patchwork ou scrapbooking que estamos elaborando e até na preparação da salada que vamos comer ao meio-dia.
 
     Segundo nosso amigo Google, "cor é a forma como os olhos captam a luz ao ser refletida por uma fonte de ambiente". Os diferentes comprimentos de onda eletromagnéticas são responsáveis pela percepção de uma variedade de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, e da união dessas cores o branco e da ausência delas o preto. Há uma infinidade de cores diferentes, mas algumas delas se destacam no nosso cotidiano.

                                                

     Segundo Goethe, " As cores são ações e paixões da luz. Na verdade, luz e cor se relacionam perfeitamente, embora devamos pensá-las como pertencentes à natureza como um todo; ela é intensa e revela-se ao sentido da visão".
 
                                                    Significado das Cores
 
     Na cultura ocidental as cores podem ter alguns significados e alguns estudiosos afirmam que  podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Alguns significados que encontrei são:

Azul              Tranquilidade, serenidade, harmonia

Verde            Esperança, liberdade, saúde, vitalidade

Amarelo         Luz, calor, descontração, otimismo, alegria

Roxo             Espiritualidade, magia, mistério

Rosa              Romantismo, ternura, ingenuidade

Vermelho      Paixão, energia, excitação

Laranja          Alegria, vitalidade, prosperidade, sucesso

Marrom         Integridade, seriedade, solidez, segurança

Cinza            Neutralidade, estabilidade, elegância

Branco         Paz, pureza, limpeza, simplicidade, rendição

Preto            Respeito, morte, isolamento, medo, solidão


Cores Primárias: são aquelas que não podem ser obtidas por mistura de outras cores. São cores puras.

Cores Secundárias: obtemos as cores secundárias pela combinação das cores primárias, duas a duas, em proporções iguais.



Cores Terciárias: podemos dizer que as cores terciárias são todas as outras cores. Obtemos uma cor terciária quando misturamos duas primárias em proporções diferentes ou quando misturamos as três cores primárias, seja em proporções iguais ou não.


Cores Neutras: compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não estão presentes no círculo cromático.

                                                                    Círculo Cromático


Policromia: é a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho. A policromia é obtida através da combinação das três cores primárias, mais o preto para realçar os contrastes. Tonalidades e matizes dão uma agradável sensação a quem olha. Não há dúvida de que, para se obter um resultado harmônico da combinação de cores, é necessário um certo critério, bom-senso e um mínimo de conhecimento do uso das cores, mas a experiência pessoal é ainda mais decisiva e é o que alimenta a revolução constante da arte.
 
Cores Complementares: são as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares dá origem a tons de cinza, ou preto, quando combinadas em igual proporção. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam alto contraste.

 

                                                        Cores Quentes e Cores Frias

 
 
     O cérebro assimila muito mais que a pigmentação, ele as relaciona com diferentes tipos de sensações. As cores quentes são aquelas que provocam uma sensação de calor, excitação, energia, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias, como o azul, o verde e o violeta, transmitem calmaria, tranquilidade, estão relacionadas à frescura da água e do gelo.
 
     Não existem regras definidas e absolutas para combinar cores, mas uma boa dica é sempre fazer um mix entre opções quentes e frias. Por exemplo, vermelho, laranja e amarelo são cores que combinam entre si, mas são todas quentes e podem pesar no seu trabalho, gerando cansaço com o tempo ou desconforto. Que tal manter o amarelo e misturá-lo com cinza e azul-marinho? O trio formado por uma cor quente e duas frias é um dos melhores caminhos para acertar em cheio a paleta de cores do seu projeto.
 
 Harmonia nas Cores
 
Graduação nas Cores: é a mistura gradativa entre as cores, formando novas cores a partir das primárias, as secundárias, o branco e o preto. Essa mistura gradativa é conhecida como "degradé". Forma novas cores através da variação da intensidade e tonalidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Matiz: é a cor em sua máxima intensidade; é a própria cor. É também a variação de tonalidade obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos brancos ou pretos, formando novas cores.
 
 
 
Cultura
 
 
 
     Desde que os primeiros homens começaram a usar as cores como forma de magia para atrair, através de seus poderes, a tão preciosa caça, as cores passaram a ter um papel cada vez mais fundamental e simbólico em todas as culturas do mundo.
 
     Dos babilônios aos egípcios as cores eram parte fundamental da cultura e religião, definindo e expressando toda a força mística destas. Era também através da magia das cores que a classe dominante controlava a política e dominava o povo. Ambos os povos usavam e abusavam do fascínio das emoções que o uso das cores, indiscriminado, exercia sobre as pessoas. Seus palácios, templos e monumentos eram pintados com cores vivas e contrastantes que bombardeavam os sentidos, de maneira a intimidar todos aqueles que se aproximavam. O povo em geral usava vestimentas de cores neutras, como branco, bege ou cinza e as cores vibrantes eram reservadas à elite, fazendo com que esta pudesse usar o poder que elas exerciam sobre os sentidos, de maneira intimidante, para garantir seu domínio.
 
     As culturas orientais acreditam que as cores, além de controlar os aspectos físicos e espirituais do ser humano, exercem uma imensa influência sobre as situações do cotidiano. Situações específicas requerem cores específicas. Religião, guerra, política, cada qual com sua combinação correta para obter-se a solução desejada.
 
     Na cultura ocidental foi a religião que fez uso das cores de maneira a simbolizar diferentes aspectos espirituais, reforçar sua autoridade, intimidar seus seguidores, mantendo uma aura de mistério e respeito. Diferentes cores são usadas para simbolizar diferentes posições hierárquicas dentro das diversas religiões.
 
     A intensa ligação entre nossos sentidos e as emoções que as cores evocam intensificou-se de tal maneira que, hoje, fazem parte da nossa inteligência emocional e estão gravadas em nossa memória genética.
 
     Espero que esta breve discussão sobre cores e sentidos a tenha ajudado a entender melhor o emprego das cores. Usar uma cartela de cores é uma ótima dica para evitar erros. Você pode eleger a cor principal de seu projeto e encontrar nestas tabelas os tons que combinam com ela, através da paleta de cores.
  
     Boa semana!
 
     Karla Knorr

 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar. Muito me ajudou a fazer meu círculo cromático para uma atividade da faculdade.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário!