Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

Olá Amiga

     Lendo o livro Moda  Intuitiva da Cris Guerra, me dei conta de que não sabia de toda a história do nosso famoso e indispensável jeans de todo o dia.

Jeans Dress Code for kids, Women & Mens all Classes in India

     Sabia, como a maioria, a história da Levi's, mas ela é um pouco mais antiga, como transcrevo da própria Cris para compartilharmos:

     " ...uniforme por marinheiros no século XVII. Essa é a verdadeira origem do jeans, cujo surgimento envolve vários países, prenunciando sua vocação para conquistar o mundo. Pois a sarja usada pelos marinheiros de Gênova, na Itália, era produzida em uma cidade francesa chamada Nimes. Naturalmente, em francês era chamada de serge de Nimes, resultando no que dá nome ao tecido até hoje: denim. No século XIX, época da descoberta do ouro na Califórnia, o alemão Loeb Straub foi para São Francisco levando um grande estoque de um outro tecido, o canvas, que ele imagina ser útil para montar tendas para as minerações. Sem conseguir demanda para o tecido, procurou outra aplicação para o produto. Foi ai que ele cometeu a ousadia de confeccionar roupas de trabalho com a lona, criando um traje mais durável para os mineradores. E o tecido que ele imaginava para tendas, ainda no tom amarelado, foi o embrião da calça mais vendida na história. Em 1860, já com seu nome mudado para Levi Strauss, bem estabelecido em seus negócios e naturalizado norte- americano, com dificuldades para obter o canvas, que era preciso importar, começou a produzir uma calça com suspensório em denim azul-escuro, que por sua vez era produzido em uma fábrica em New Hampshire. Algum tempo depois, com a ajuda do alfaiate Jacob Davis, Levi passou a usar rebites e reforçar os pontos críticos das calças, tornando-as mais duráveis e resistentes ao peso das ferramentas. O sucesso de vendas foi tão grande que em 1872 Strauss decidiu patentear o produto - exatamente o modelo 501 da Levi's, vendido até hoje. No século XX, com a influência de James Dean e Marlon Brando no filme Juventude Transviada, o jeans passou a ser usado no dia-a-dia. "

     E ainda dá pra tirar a lição de criatividade nos maus tempos e virar uma jogada errada, como a importação do tecido para fabricar tendas, no produto de maior sucesso de vendas da história e um produto que eu duvido que alguém que já tenha usado dispense.

     A Cris ainda nos brinda com mais uma curiosidade: " ...para provar que sua calça era muito resistente, Levi amarrou as pernas dessa calça a dois cavalos, cada um puxando para um lado diferente. Essa é a imagem que você vê até hoje na etiqueta de uma calça da Levi's. Anos mais tarde, a Lee faria o mesmo, mas com dois elefantes, para provar que sua calça era ainda mais forte. "

     Interessante, não é?

     Ah...fica a dica do livro da Cris Guerra, que é bem fácil e agradável de ler, além de ter informações interessantes para quem gosta de saber o que se passa no mundinho da moda.

     Abraço e até a próxima coluna.

     Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!