Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

Aulas de Patchwork

Olá Amiga


     Estou retomando a partir de maio deste ano as aulas de patchwork e quilting à mão em Novo Hamburgo, às terças e quintas-feiras, para quem quiser aprender a fazê-los. Serão aulas ministradas com muito carinho e amizade, sempre com o tradicional chazinho ( chimarrão para quem preferir não faltará ) e aquele papo entre comadres. 
     
   
     Para tanto, visto que são aulas para aquelas amigas que adoram artesanato, mas que ainda não conhecem as técnicas do patch, é importante lembrarmos alguma coisa  básica da história do patchwork e do quilting, começando com a sua tradução literal, segundo a Wikipédia, em que patchwork é " trabalho com retalhos ". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho; já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo, mais a manta acrílica ou de algodão e o tecido de fundo                       ( backing ), tudo preso por uma técnica conhecida como quilting.

     Patchwork Tradicional: é aquele em que existem regras e modelos a serem respeitados; além disso, normalmente se utilizam tons terrosos e sóbrios.

Banco de Imagem - bonito, ofícios, de, patchwork. Fotosearch - Busca de Fotografias, Fotografia Mural, Fotos Clipart

     Patchwork Moderno: um movimento que surgiu em 1998, no exterior, e vem crescendo cada vez mais. Nele predominam as cores vivas e os fundos lisos ( chamados espaços negativos ); essa técnica também dá liberdade para que o artesão possa montar seu próprio bloco.
            
Banco de Imagem - abstratos, caseiro, colcha. Fotosearch - Busca de Fotografias, Fotografia Mural, Fotos Clipart
   
     Existem registros de que o homem faz acolchoados desde que aprendeu a tecer. No século IX a.C. os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Existe uma versão de que esta técnica foi levada por comerciantes para o Oriente, depois para a Alemanha e então para a Inglaterra, por volta do século XVI, época de Henrique VIII. 

    Em meados do século XVII a arte de quiltar chegou aos Estados Unidos e ao Canadá. Trazida pelos colonizadores, era comum ver-se colchas feitas de lã ou linho, muitas vezes permitindo o aproveitamento de retalhos, já que tecidos eram preciosos naquele tempo, assim como agulhas e linhas, que eram passadas de mãe para filha.

     Em 1800 surgiram os Nine Patch ( nove retalhos ) e Grandmother's Basket ( cesta da vovó ).

     Em 1851, a invenção da máquina de costura caseira foi patenteada, o que trouxe muitas novidades para as tecelãs. Com isso apareceram mais blocos, como o Dresden Plate, o Texas Star, o Bear's Paw, o Schollhouse e muito mais.

     A grande depressão dos Estados Unidos, entre 1929 e 1939 motivou novamente o aproveitamento total de tecidos e nesta época nasceu a bonequinha Sunbonnet Sue.

     Desde então houve o crescimento do interesse por essa arte. Hoje encontram-se quiltadeiras no mundo inteiro, incluindo o Brasil ( onde vem crescendo muito rápido ), o Japão ( berço de verdadeiras obras de arte em tecido ), Canadá, Austrália, Alemanha e muitos outros.

     A cor é o elemento que mais chama a atenção em uma peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obtenção de ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma boa harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho de patchwork.

   
 Bem, isso basta para sabermos sobre o patch. Claro que houve mais alguns acontecimentos ao longo da história que acabaram por consolidar estas técnicas, mas o básico já está de bom tamanho.

     Então, se você é de Novo Hamburgo, está interessada em aprender e ainda não criou coragem, venha para nossa aula.

     Abraço.

     Karla



Um comentário:

Muito obrigada por seu comentário!