Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Postura e Elegância

Olá Amiga


Resultado de imagem para foto bem estar

     Eu não sei você, mas minha postura é péssima! No computador e costurando, então... mas para que não tenhamos problemas futuros e não agravemos os nossos já problemas de coluna atuais            (   para quem tem, é claro, mas converso com muita gente e quase todo mundo tem dores nas costas! ) temos que prestar atenção nas nossas atividades diárias. Da coluna Bem Estar, do Jorna Zero Hora transcrevo um artigo interessante sobre o tema:


Resultado de imagem para foto bem estar
   
Quando pensamos em elegância logo nos vem a cabeça vestidos de grife, homens de terno e gravata, lindos, passando aquele ar de classe, certo? No entanto, ser elegante vai muito além da aparência e está associado a outros fatores, como educação, charme, gentileza, graça, distinção e postura, é claro. Mesmo sem querer transmitimos alguns sentimentos com a nossa expressão corporal, como: desânimo, leveza, insegurança e confiança. A manutenção de uma postura adequada  - costas retas, ombros relaxados e cabeça levemente erguida - reflete o estado de espírito e ajuda a evitar problemas de saúde relacionados a coluna, músculos, articulações e respiração.
     
     No dia-a-dia, é comum cometermos alguns erros de postura ao abaixarmos para pegar algo no chão, dirigir, estender a roupa no varal, dormir, usar o computador e o telefone ( todo mundo passa grudado nos smartphones ).

     É preciso ficar atento à postura ao executar atividades rotineiras, como varrer o chão ou assistir televisão. O fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna ( ABRC ) e do Instituto de Tratamento da coluna Vertebral ( ITC ), criou duas cartilhas  oa, chamadas "Dr. Coluna", como uma forma de ação preventiva de orientação postural em todas as idades. Confira!

     Cerca de 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral. Nós observamos os nossos pacientes e constatamos que as dores são provenientes de vícios posturais que se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações - afirma Helder.

Resultado de imagem para foto bem estar

     Segundo ele, as atividades domésticas cotidianas exigem muito esforço físico e submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a postura e a elegância sempre.

Resultado de imagem para foto bem estar

Dicas:
  1. ao andar, mantenha os ombros alinhados, relaxados, coluna reta e cabeça erguida;
  2. o cabo da vassoura precisa corresponder com a sua altura e tente não inclinar o corpo para frente;
  3. agache com os joelhos dobrados, os pés afastados  e o abdômen contraído - ao estender a roupa no varal, coloque-o em uma altura compatível com a sua, acessível aos braços; e
  4. ao alçar o sapato, sente-se, cruze a perna de modo que alcance o pé sem curvar a coluna.
     Nada difícil. Não é um sacrifício, mas bem difícil de lembrar na hora. Eu já me estiquei aqui para escrever a coluna. E você?

     Abraço

     Karla Knorr




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!