Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A Moda e a Passagem do Tempo

Olá Amiga!



     Envelhecer tem seus desafios: você demora anos para encontrar o seu estilo, para então ver seu corpo mudando. É preciso humor para se readaptar. Conhecer e reconhecer o seu corpo constantemente, e estar pronta para fazer pequenas correções de rota à medida que ele se transforma também. Só não mude o seu humor - é ai que mora a sua juventude.

     Mas os tempos são outros e a velhice não é a mesma. Vivemos num país de 20 milhões de idosos, um número que cresce a cada dia porque aumenta a qualidade de vida e a vontade de viver. A mulher de 40 de hoje  é a de 30 da geração passada. Aposentar-se está longe de ser a única opção das pessoas que passam dos 60. E as pistas de cooper estão repletas de senhoras e senhores sorridentes, planejando viagens, festas e negócios.

     Naturalmente, o marketing da moda está revendo seus conceitos. Não é possível que se imaginem as roupas apenas para os jovens, como se a partir de uma determinada idade as pessoas se tornassem invisíveis.

     Estilistas brasileiros têm tocado na questão da passagem do tempo, não só ao escolher o casting de modelos para seus desfiles, mas também para conceber suas coleções. Jean Paul Gaultier fez uma coleção dedicada às senhoras elegantes, ressaltando que envelhecer é bonito. Podemos pensar que esses caras estão falando sobre isso por estarem sentindo, eles mesmos, a passagem do tempo. Mas não é só isso. O público idoso está sendo considerado por ser um importante consumidor para a moda. Já era hora de abrir os olhos para as pessoas maduras.

     Todas essas mudanças evoluíram naturalmente para um movimento chamado ageless - sem     idade -, que valoriza a mulher pelo que ela é, e não por quantos anos ela tem. Bravo! Estamos falando de uma estética madura que começou pouco a pouco a invadir as passarelas e a publicidade, balançando o padrão de beleza vigente, que só valoriza as mocinhas de 20 anos. As modelos responsáveis por mexer com o que parecia imexível tem 40 anos ou mais. E se você está prestes a dizer que a mulher madura está sendo mais valorizada porque, com a ajuda da tecnologia, tem a aparência mais jovem, o que dizer sobre o movimento chamado Liga Britânica Contra a Cirurgia Plástica, em que as atrizes de Hollywood defendem o direito de ter marcas de expressão, recusando intervenções em favor de suas rugas?

     O fato é que a beleza finalmente está sendo vista como um conjunto. E, por esse novo ponto de vista, a maturidade passa a ser um ponto a  mais. Sabedoria e serenidade são fatores que mudam a postura de uma mulher. O tempo é um aliado, não um inimigo. Ele apura o estilo, refina o humor, ensina a serenidade e nos ajuda a distinguir o essencial do perfeitamente dispensável.

     Se uma das funções da roupa é nos deixar mais bonitas e elegantes, mais importante ela se torna à medida que o tempo passa. E melhores nos tornaremos na brincadeira de nos vestir.

                                                                                                                                 Texto de Cris Guerra
Abraço

Karla Knorr





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!