Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Feltro

Olá Amiga


     Trabalhos em feltro são lindos, mas muito poucas artesãs de patchwork no Brasil incluem este tecido em seus projetos. Por quê? Tudo certo que não é fácil de trabalhar como o algodão e que quando sujo é mais difícil de limpar, mas acredito ser este um bom desafio para nós todas que amamos projetos desafiadores.

 
     E para incentivá-la nesta aventura assim não tão aventurística     ( tá, eu inventei esta palavra! ), seguem dicas da Revista Artesanato que podem facilitar a sua vida, além de um molde de cupcake para você treinar um pouco. 

1. Corte do Feltro: cortar o feltro pode ser uma tarefa bastante frustrante e, por isso, é preciso ter muita atenção ao desempenhar esta tarefa, já que a costura perfeita do feltro sempre começa com um corte exato.
     O grande truque desta etapa é produzir moldes com os formatos dos cortes que você precisará usar em um papel termocolante. Corte este papel no feltro com um ferro quente        ( mas não muito, só o suficiente para o papel aderir adequadamente ) e recorte-o usando o molde como guia. Após terminar de cortar, retire o papel termocolante e você terá cortes perfeitos de feltro.


   
2. Costura à Mão: na hora da costura , artesãos optam por fazê-la à mão, uma vez que o resultado é mais detalhado e minucioso. Inclusive, alguns artesãos, acreditam que a costura à mão no feltro é também mais fácil do que à máquina.
     Para realizar esta tarefa é preciso escolher uma agulha média, pois uma muito fina pode quebrar ao tentar atravessar as camadas do feltro e uma muito grossa pode produzir buracos no tecido. Para costurar à mão é preciso ter uma boa consistência de produção de pontos e calcular bem os espaçamentos ( nada que a prática não aprimore, não se desespere se você está iniciando, pratique ). Pontos bem feitos geram um resultado atrativo; caso contrário, o seu produto não terá acabamento bonito ( essencial para o patch ) e não chamará a atenção.



                                                                     mais que fofo!!!

3. Cuidados: o feltro precisa de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado com negligência você provavelmente danificará a sua peça, eliminando qualquer chance de recuperação. Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, caso seja lavado à máquina ou esfregado, os seus componentes serão comprometidos e isso prejudicará o seu estado original. Por isso, sempre siga as dicas abaixo para limpar a sua peça da maneira correta:
  • caso derrame algum líquido - em pouca quantidade - no feltro ou perceber que ele está com acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido;
  • espere o líquido derramado secar antes de limpá-lo com o pano umedecido, caso contrário, você irá espalhar ainda mais o líquido pelo tecido;
  • se perceber que o líquido derramado poderá manchar o feltro, lave-o imediatamente;
  • ao lavar o feltro use água fria, jogue rodelas de limão fresco na água ( também vi referência ao vinagre banco ) para retirar a mancha e deixe-o secar naturalmente e na sombra. Durante o processo de lavagem nunca esfregue o feltro para não danificá-lo; e
  • nunca torça ou esprema sua peça para não deformá-la ou esgarçá-la.

                                                          molde de cupcake
     
As fotos já me incentivaram a desenvolver algum produto e desafio você a enviar uma foto de seu trabalho para publicarmos no blog. Mande para mim.

     Bom trabalho!

     Karla

2 comentários:

  1. Karla que bom que voltaste a postar. Amo teu bom gosto e tuas dicas! Um grande abraço, fica com Deus .

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário!