Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Fios para Embelezamento

Olá Amiga




     Para mim, a parte mais prazerosa de qualquer projeto é o seu embelezamento: quiltar, pespontar e bordar seu trabalho o deixa mais rico e bonito. Eu adoro esta parte!
   

     Então, nada mais interessante do que postar dicas sobre fios e agulhas, colhidas do Dicionário de Pontos da Lucinda Ganderton. A mim ajudou muito na hora de escolher como decorar meus projetos. Vamos lá!

FIOS


     Os fios de bordar aparecem numa grande variedade de cores e em várias texturas e grossuras. A grossura do fio dita o tamanho e a forma do ponto, que terão um aspecto muito diferente com um fio de lã grosso ou com um fio de algodão perlé. Certas lãs e fios têm um só fio, enquanto outros têm até seis fios pouco torcidos. Estes podem ser separados e recombinados, dependendo do efeito ou comprimento da linha necessária. A agulha pode ser enfiada com dois fios da mesma cor ou de cores diferentes para criar efeitos sutis e matizados. Os catálogos de cores dos fabricantes mostram toda a gama de diferentes fios disponíveis e podem ser uma boa fonte de inspiração para planejar um novo projeto.


  • Sedas e Algodões: podem ser de fios únicos ou de fios torcidos. A seda natural e a fabricada e o algodão perlé têm bastante brilho, enquanto o algodão mouliné dá um acabamento mais delicado. Use mouliné ou um fio de algodão mais grosso para uma aparência mais robusta. Os fios metálicos dão maior interesse à textura e a fita de seda é usada para bordar rosas e flores realistas.
fios perlé

fios mouliné 

fios torcidos

Algodón NATURA XL 322
fios de algodão

  • A lã de tapeçaria mais grossa tem 4 fios, usada em talagarça de 10 a 14 fios. Use vários fios de lã fina de 2 fios em talagarça ou em um único fio em tecido. A lã persa tem 3 fios de peso médio facilmente separáveis: use dois ou três para tapeçaria e um para bordados em tecido.
fios de lâ persa

AGULHAS

     A escolha correta da agulha é essencial para qualquer tipo de bordado ou tapeçaria. Há cinco tipos de agulhas usadas para pontos decorativos, cada uma com seu uso próprio. Todas elas têm várias grossuras e comprimentos; escolha uma que possa ser enfiada facilmente e que passe bem através do tecido sem o rasgar.

  • Tipos de Agulhas: as de chenille tem ponta afiada, destinadas para trabalhos em tecidos grossos. As agulhas sem ponta para tapeçaria têm um buraco oval comprido e são usadas em cânhamo e talagarça em trabalhos com fios contados e em todo o tipo de trabalhos de fios puxados.
Clique para ampliar

     Para patchwork temos agulhas especiais para hand quilting, appliqué, artesanato e muitas mais.


    Enfim, temos agulhas para cada uma das nossas necessidades e para cada uma das técnicas de trabalhos manuais que queremos desenvolver. 

     Que vontade de costurar!!!!!

     Abraço

     Karla

Um comentário:

Muito obrigada por seu comentário!