Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Scrapbooking

Olá Amiga

    O scrapbooking vem crescendo no Brasil e cada vez mais amigas estão ficando viciadas. É... sem dúvida acabamos viciadas em papéis lindinhos, em canetas fininhas e coloridas, furadores diversos, brads brilhantes e, principalmente ( no meu caso, com certeza !!! ), em caixinhas de vários tamanhos e cadernetas decoradas com muitas flores e botões !!!
    Mas fique calma, que este vício é muito positivo !!! Fazemos convites e cartões, agendas e cadernos e acrescentamos estes presentes aos feitos em patchwork. Nossas amigas, parentes e até as amigas da filhas pedem a você presentes e agradinhos, já que os produtos ficam maravilhosos e todo mundo também quer ter um personalizado.
    Olha só a minha agenda 2011. Este ano fiz um bloco de telefones novo, também.


    Bom, mas afinal, o que é scrapbooking? De tanto me perguntarem resolvi ceder e escrever alguns parágrafos sobre o assunto. Vale lembrar que nos Estados Unidos e na Europa, o Scrapbooking já está mais do que no sangue das meninas de todas as idades.

    Segundo a amiga Ângela de Assis Nascimento, pesquisadora do assunto e que hoje mora na Califórnia, precisamos pensar em alguns exemplos: álbuns de bebê com fotos e registros de quando começou a andar, do 1º dentinho e de quando falou mamãe e papai pela 1ª vez.
    Os álbuns fotográficos herdados das avós e bisavós com fotos em branco e preto pregadas com cantoneiras nas páginas separadas por papel de seda e onde as datas, locais e nomes estavam escritos à mão, com pena ou caneta tinteiro. Ou os álbuns de férias, onde estão colados os tíquetes de viagem, mapas, cartões postais, fotos, flores secas e recibos dos souvenires comprados.
    Também os diários que guardam os encontros e desencontros da vida, as resoluções, pensamentos, desenhos, cartões e bilhetes, entre outras lembranças.
    Ou ainda, uma caixa com a memorabília ( já explico !!! ), nossa coleção de recordações com objetos, anotações, cartas, mementos ( também já explico !!! ), moedas, boletins e diplomas que estão guardados pelo seu significado.
    A característica que eles têm em comum é preservar uma memória e contar uma história para ser lembrada.
    Em Português existem 3 palavras que, combinadas e com algumas adaptações, podem definir o que é scrapbook:

    Álbum: livro de folhas de cartolina, de papel forte ou material sintético próprio para colagem de figurinhas, recortes, etc., para guardar fotografias, coleções de selo, gravuras e etc.; ou livro em  branco, mais ou menos luxuoso, destinado a receber autógrafos, versos, pensamentos, desenhos, etc.

    Efemérides: diário, livro ou agenda em que se registram fatos de cada dia ou dos acontecimentos realizados no mesmo dia do ano em épocas diferentes.

    Diário: obra em que se registram, diária ou quase diariamente, acontecimentos, impressões, confissões.

    Memorabilia: coleção de objetos, livros, medalhas, etc., importantes e que merecem ser guardados pelo seu próprio significado ou por terem pertencido a pessoa notável.

    Memento: marca que serve para lembrar qualquer coisa. Papel ou caderneta onde se anotam coisas que devem ser lembradas; memorial; memorando; memória.

    É isso ai !!! Por hoje é só, Folks !!! Amanhã conversamos mais um pouquinhos sobre scrap. De onde veio? Quando começou? Aguarde o próximo capítulo !!!!

    Beijos
    Karla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!