Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Limpeza

Olá Amiga
    Como eu contei na coluna de alguns dias atrás, vamos juntas descobrir maneiras mais fáceis e rápidas de limpar, arrumar, organizar e decorar nossos ambientes. A idéia é falar de pontos interessantes e úteis.  O scrapbooking é uma forma de organizar nossas recordações e, desta forma, quem se interessa por trabalhos manuais, costuma estar ligada em assuntos como esses.
    Começamos, então, uma série de 10 edições sobre o tema e se você gostar, podemos, de vez em quando, editar algumas outras dicas.
    Nesta edição vamos falar sobre limpeza.


Estatística: Mulheres que Trabalham Fora
    De acordo com pesquisas feitas por órgãos especializados, apenas 20% dos homens executam tarefas de limpeza em comparação com a esmagadora maioria das mulheres. Um estudo realizado pela universidade Estadual de Ohio revelou que os homens precisariam aumentar seus afazeres domésticos em 60% para se equiparar às mulheres na carga de trabalho realizado dentro de casa.
    Que diria, hein... nos dias de hoje !!!!


Um Pouquinho do Passado...
    Antes do surgimento da era industrial, as mulheres eram responsáveis por todos os trabalhos domésticos, inclusive a produção de alimentos, o preparo das refeições, a fabricação, a lavagem e os consertos das roupas ( os tecidos de lã e de linho, por exemplo, eram feitos em casa ), além da confecção do sabão e até das velas consumidas pela família. Com o avanço da industrialização, houve um grande êxodo das pessoas que viviam na zona rural para as cidades à medida que os homens procuravam trabalho em fábricas e escritórios. Essas mesmas fábricas começaram a produzir o sabão, as velas e os tecidos antes feitos em casa, o que eliminou essas tarefas da rotina diária das mulheres.


O que Precisamos Limpar? Precisamos, primeiramente, entender o que nos espera e como combater:
    Sujeira: é tudo aquilo que adere à sola dos sapatos, às roupas e aos cabelos. É também tudo aquilo que o vento traz pelas janelas e portas abertas, inclusive folhas e gravetos soltos de plantas e árvores, gãos de pólen e insetos. A sujeira também contém migalhas de alimentos, pêlos do animal de estimação da família e excrementos de "pragas", como pulgas e outros parasitas domésticos, além de todos os materiais indesejáveis que devem ser lavados, limpos e aspirados.
    Poeira: Chumaços de pó é uma denominação adequada para essas coisinhas realmente desagradáveis. A poeira é composta, na verdade, de uma mistura de elementos, tais como finíssimas fibras soltas de tecidos e de penas, pêlos de gato ou de cachorro, partículas de alimentos, bactérias, bolor, fungos e restos de insetos. Ela contém, igualmente, muitos ácaros, criaturas microscópicas que se alimentam de pó, assim como os excrementos desses bichinhos. Socorro !!! Pense nisso na próxima vez em que ficar tentada a ignorar a poeira acumulada debaixo da sua cama.
    Germes: goste disso ou não, você divide sua casa com bilhões de seres microscópicos chamados de germes. E alguns deles podem causar doenças. Vou dar dicas específicas sobre germes em uma outra edição, OK ?
    Bolor: assim como os germes, o bolor é parte integrante do nosso ambiente. Apesar disso, não gostamos de vê-lo tomar conta do banheiro nem do boxe, por exemplo. Embora não represente grande ameaça à saúde, o bolor provoca, com frequência, reações alérgicas, tais como espirros, refluxo nasal e irritação nos olhos, além de detonar crises de asma.

A Escolha dos Produtos de Limpeza:
    Simplifique a sua vida escolhendo produtos de múltiplas finalidades, tipo "multiuso", que servem para tudo. Elimine o desperdício comprando conscientemente. Prefira, por exemplo, sabões em pó concentrados, que limpam mais e podem, portanto, ser usados em menor quantidade. Escolha, finalmente, embalagens com refil ou recicláveis e compre apenas o que vai usar em curto prazo para que os produtos não percam a validade.

Solução Prática: Panos de Limpeza de Microfibra
    São indispensáveis nas tarefas domésticas. Criados originalmente para limpeza de produtos nas indústrias de equipamentos eletrônicos, a micrifibra é um material sintético não-abrasivo que, sem necessidade de aplicação de esforço, remove sujeira, poeira e graxa de qualquer superfície dura - de espelhos e aparadores a pisos e assoalhos. Laváveis e reutilizáveis, os panos, esfregões e as luvas de microfibra dispensam o uso de outros produtos de limpeza. Basta molhá-los, torcê-los e aplicá-los para obter um resultado perfeito, sem marcas nem resíduos - e livres de agentes químicos.

Faça Você Mesma:

  • Limpador Multiuso: misture 1 colher de chá de sabão-detergente à base de óleo vegetal, 1 colher de chá de sabão-detergente à base de bórax e 2 colheres de sopa de vinagre branco a um quarto de litro de água quente.
    Lembre-se: o vinagre branco é um poderoso agente de limpeza !!!

  • Produto de Limpeza Natural com Desinfetante: misture 15 gotas de extrato de sementes de toranja ( grapefruit ) com 2 xícaras de água morna ( ou use 1 colher de chá para cada litro de água ) e ponha a solução num frasco com borrifador. Dobre a dosagem do extrato se quiser uma solução poderosa para tarefas mais pesadas. O extrato de sementes de toranja também alveja pias, banheiras e azulejos.  

    Então, vamos descobrir como acabar com a sujeira de maneira mais rápida e eficaz ? Aguarde o próximo capítulo.
    Abraços.
    Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!