Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Segunda-Feira

Olá Amiga
    Mais uma 2ª feira.... Você sabe que eu sou como o Garfield: detesto 2ª feira e adoro lazanha ! Então, o negócio é o seguinte: iniciar a 2ª de uma forma legal, escrevendo a coluna e fazendo uma lazanha para o jantar.
    Mas vamos para o que interessa !!!! Hoje vou mostrar algumas novidades já disponíveis nas lojas: uma guirlanda com pinguim, um presépio pequeno, o projeto do presépio grande, o projeto da colcha folk e a galinha anti-estresse de Natal. Todos muitos fofos !!! Veja só....





     As aulas de scrapbook continuam. Olha que lindo ficou o livro de presenças para a maternidade que a Michele fez para uma amiga.


    Todo final de ano fazemos, aqui em casa, a limpeza de Natal, típica das famílias alemãs. Nesta ocasião limpamos tudo, desde as paredes, azulejos e aberturas, quanto armários ( todos !!! ), roupas, bichinhos, jardim e tudo o mais. Desta forma, esta coluna tenta contribuir para aquelas que como eu, gostam de entrar o Ano Novo com tudo passado a limpo !!!
    Agora vamos para a segunda parte das dicas sobre limpeza. Como limpar corretamente alguns eletrodomésticos ? Vamos dar uma espiada em alguns:
   
    Microondas: vapor... eis uma maneira fácil de soltar as partículas de alimentos grudadas na parte interna do microondas: ponha 2 xícaras de água num recipiente próprio para microondas; para obter um cheiro de limpeza e frescor, acrescente 1 colher de chá de extrato de baunilha ou algumas fatias de limão. Ligue o microondas por 5 minutos na potência máxima. Retire o recipiente e limpe o forno. Você pode obter os mesmos resultados colocando 1 xícara de vinagre ( sempre ele !!! ) numa tigela e ligando o forno.
    
    Máquina de Lavar Louça: limpe periodicamente com um pano umedecido com vinagre. Depois use o pano para remover o acúmulo de sabão e detergente do dispensador e dos borrifadores.

Dica: alguns detergentes líquidos antibacterianos para lavar louça contém amoníaco. Para evitar a produção de gases perigosos, tenha cuidado para não misturar esse tipo de produto com outros que contém alvejante.

    Tábuas de Carne: toda vez que usar sua tábua, raspe os resíduos de alimentos com uma faca ou com uma espátula de aço e depois esfregue-a com água quente e sabão. Em geral é seguro por as tábuas de plástico de alta densidade no compartimento superior das máquinas de lavar. Mas se a temperatura da água não atingir 165ºC na máquina, todos os tipos de bactérias podem sobreviver. Se a sua máquina tem a função antibacteriana, use-a. Se sua tábua de carne ou bancada de açougueiro estiver manchada, molhe a superfície e borrife sal marinho nela, ou kosher. Deixe por 24 horas e depois enxague bem. Faça uma pasta de sal grosso e água e use para esfregar a tábua e para fazer a mancha vir para a superfície. Enxague e depois esfregue novamente, agora com água quente e sabão. Esfregue com sal e sabão alternadamente até a superfície ficar limpa.

Dica: a maioria das bactérias não consegue sobreviver em ambientes muito salgados; por isso, limpar a tábua desta forma também é uma maneira de desinfetá-la.
 
    Liquidificador / Mixer: retire todas as peças removíveis e lave-as manualmente ou na máquina de lavar louça. Se optar pela máquina, antes limpe a parte de dentro das lâminas da batedeira com um limpador de cachimbo ou uma escova de dentes, água quente e sabão. Limpe a parte externa do aparelho com um pano enbebido em água quente e sabão e seque com um pano limpo. Deixe todas as peças de aparelho secarem completamente antes de remontá-lo.

    Cafeteira: limpe com uma esponja ou pano úmido a parte externa da máquina toda vez que usá-la, secando-a com um pano limpo. uando houver necessidade, limpe a chapa com um produto líquido ( não use nada abrasivo ). Em geral é seguro lavar a jarra, a tampa e o filtro no compartimento superior da máquina de lavar louça, mas antes é bom consultar o manual de instruções para ter certeza.
    Com o passar do tempo, pode haver acúmulo de depósitos minerais na cafeteira, o que vai diminuir a velocidade com que ela prepara o café. Descalcificar ou remover estes minerais do aparelho vai restaurar a velocidade normal.
1. ponha 4 xícaras de vinagre branco no recipiente de água.
2. coloque a jarra de vidro ( com a tampa ) sobre a chapa elétrica.
3. coloque o filtro no lugar ( sem o filtro de papel ) e ligue o aparelho.
4. deixe metade do vinagre descer. Desligue o aparelho e aguarde cerca de 10 minutos. Depois ligue-o novamente e faça o restante da solução descer.
5. repita esta operação tantas vezes quantas forem necessárias até que a velocidade do fluxo volte ao normal.
6. passe água limpa duas vezes pela unidade para enxaguá-la.

    Lixeira: lave sua lixeira fora de casa, ou enfie-a na banheira e limpe-a com água quente e sabão. Borrife nela um desinfectante e deixe-a secar completamente ( para evitar o aparecimento de mofo ) antes de recolocá-la no lugar com um novo saco de lixo.

    Geladeira: limpe a parte de dentro com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Limpe a parte externa com água e sabão e seque com um pano limpo e macio.

    E por último, segue a dica para limpar almofadas com bolor: o bolor tende a se desenvolver muito bem em tecidos e almofadas sujos e úmidos ( observe que os tecidinhos de algodão que costumamos lavar antes dos trabalhos de patchwork precisam estar bem sequinhos antes de guardá-los ). Para limpá-los, observe o seguinte:
1. misture 4 litros de água, 1 xícara de alvejante à base de cloro e 1 jato de detergente líquido ( o detergente não pode ter amoníaco !). Antes de limpar a almofada teste a solução em uma parte pouco visível e deixe secar, para se certificar de que não vai desbotar. O alvejante à base de cloro pode ser substituido por alvejante para roupas coloridas, se preferir.
2. embeba um trapo ou uma escova de cerdas macias na solução e comece a esfregar as almofadas, uma área pequena por vez.
3. enxague bem com água. Deixe as almofadas secarem completamente antes de recolocá-las em seus respectivos lugares.

    Viu, para tudo tem uma solução... e muito trabalho, né ? Mas manter a casa limpa e arrumada pode ser uma tarefa menos pesada se soubermos alguns truques que facilitem nossas vidas.

    Acompanhe o próximo capítulo.
    Abraços.
    Karla
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário!