Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coelhinho

Olá Amiga

    A Páscoa está chegando e com ela vem o inverno e aquele friozinho que, na verdade, não gosto muito!!!!
Mas a festa da Páscoa e seus mistérios são encantadores... esperar as guloseimas ( para mim bombons de marzipã e ovos pintados com doce de amendoim que a minha mãe faz todos os anos ), ouvir o coelhinho rondando a casa, espiar o ninho a noite inteira e nunca pegar o bichinho no pulo, aquele cheirinho de chocolates que só ovos de Páscoa tem, são lembranças inesquecíveis que tenho da minha infância.
    É uma pena que esta fantasia que tanto nos inspirava não seja a mesma para as nossas crianças... apesar de ainda acreditarmos em coelhinhos aqui em casa, já não esperamos e curtimos como antigamente. Penso que a televisão e a nossa correria de todo dia tirou um pouco do encanto destas festas e as tornou um pouquinho consumistas demais. Mas vamos tentando preservar o máximo destes momentos lúdicos.
    A Luisa ainda acredita ( acho que vai ser seu último ano com o coelhinho!! já me dá uma dor no coração só de pensar nisso!! ) e até escreveu uma cartinha para ele. Como um coleguinha pediu uma foto do bichinho com uma amiguinha ( certamente efeitos dos namoros na TV !!! ), a Lulu também pediu. Então, lá fui eu pedir para uma colega escrever a carta do coelhinho, com assinatura de patinhas e tudo o mais que ela ainda tem direito, para que não reconheça a letra: amigas Raquel e Daniela, muito obrigada!!!!
    E como tivemos um ataque de teimosia ontem à noite e o bichano estava por perto, até o escutamos espirrar, é claro que ele não deixou bombons no ninho hoje. O bom comportamento faz parte do acordo, não é mesmo? Você lembra desta parte? Eu só me comportava ( mais ou menos, né? ) nestas ocasiões!!!!
   
    Mas e quanto à origem do coelhinho e desta festa? Fiquei curiosa e fui pesquisar na santa internet. A Pascoa tem origem no hebraico, mas acabou sendo adotada como uma época de celebração à fertilidade por diversas culturas. Na época em que, na Europa medieval, a sobrevivência das crianças era raridade, os ovos significavam properidade e muitos filhos, o que era muito festejado. E o coelho, onde entra nesta história? Ele foi trazido pelos alemães colonizadores, pois é um bichinho que tem muitos filhotes e também significa properidade para as familias.


coelhinhos articulados pintados à mão em folk Lisete Rovaris, da minha coleção particular


Coelha Sigfrid pintada em folk pela Lisete, que repousa em um móvel provençal do meu quarto em todas as Páscoas. Adoro a Sigfrid!!!

    E então, inspirada para a Páscoa? Eu certamente estou muito a fim de ir para a praia, acender pela primeira vez esta ano a lareira e tomar um vinho gostoso, beliscar um peixinho frito pescado pela minha mãe e meu pai, que adoram pescar e são meus fornecdores máximos de peixinhos maravilhosos, aquele queijinho e salame que caem muito bem com o vinho, aquela mantinha de patchwork que foi presente para a mãe no aniversário passado e que agora repousa nos nossos pés no friozinho, jogar conversa fora com a família, ler, ler e mais ler.... costurar, costurar e mais costurar, já estou preparando o material para levar. Sestiar, pode? Nem sei mais o que é isso!!! É com S ou C? Nem lembro de tanto tempo faz que não faço!!!Será que consigo? Vou tentar bastante e depois te conto se consegui, OK ?

    Enfim, que feriadão gostoso vai ser, hein!! Se chover, curtimos a casa e seus confortos, livros e costuras. Se estiver ensolarado, caminhamos, olhamos o mar, sentamos na varanda e olhamos o jardim, damos comidinha para os passarinhos na passarela dos carros, nos balançamos na rede. Se estiver muito frio estreamos os abrigos e pulôveres novos, fazemos bolinho de chuva ou pãozinho de queijo, preparamos uma lazanha ( você sabe que sou como o Garfield: adoro uma lazanha e detesto uma 2ª feira!!! ) e preguiçamos um monte !!!

    Amiga, se prepare!!! Vai ser uma Feliz Páscoa!!!
    Abraços.
    Karla

Um comentário:

  1. Karla, adorei seu blog e seus produtos. Aproveito para divulgar o meu blog:
    www.tagartscrapbooking.blogspot.com

    Um abraço,
    Rose

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário!